Touros fazem festa no Baixo Amazonas neste fim de semana

Por Portal do Holanda

25/10/2019 9h12 — em Amazonas

Nova estrutura foi entregue para fortalecer o setor cultural, econômico e educacional do município de Barreirinha, distante a 327 quilômetros da capital Manaus. A prefeitura aposta na inauguração do Centro Cultural João Bezerra dos Santos, o “Touródromo” (arena em formato retangular que todos os anos recebe a disputa dos bois Touro Branco e Touro Preto), para aquecer a economia e a realização da 31ª edição do Festival Folclórico, que começou no dia 24 e vai até o dia 26. A inauguração ocorreu nessa quinta-feira.

Novo Touródromo de Barreirinha foi inaugurado na quinta-feira pela prefeitura da cidade - Foto: Divulgação

Na região do Baixo Amazonas, a realização da 31ª edição do Festival Folclórico de Barreirinha envolve a disputa dos bois Touro Branco e Touro Preto. A festa, que teve início em 1978, neste ano faz homenagem ao poeta e escritor Thiago de Mello e o Touródromo também é conhecido como coliseu do Andirá.

Barreirinha está localizada na confluência do Paraná do Ramos com rio Andirá -  Foto: Eustáquio Libório

Pensando em proporcionar espaços otimizados para que a população tenha acesso a atividades educacionais e de formação cultural ofertadas pelo executivo municipal, o Touródromo teve as obras iniciadas em 2018. A nova estrutura começou a ser erguida para comportar o total de 3 mil pessoas, distribuídas em 25 salas multiuso, com cerca de 26m quadrados. O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, destaca como uma obra que vai proporcionar alegria e cultura ao povo Ariramba.

“Viemos de dois anos complicados e tendo que equilibrar as finanças do município e dar prioridade a setores importantes como a educação, saúde, ao pagamento da folha salarial, que em minha gestão não atrasa.” afirma Glenio Seixas.