Compartilhe este texto

Ataque israelense força o Irã a abandonar negociações sobre novo acordo nuclear, diz chanceler

Por Portal Do Holanda

13/06/2025 19h13 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Redes sociais

O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, afirmou nesta sexta-feira (13) que o país pode abandonar as negociações indiretas com os Estados Unidos sobre um novo acordo nuclear. A declaração foi feita após os ataques israelenses contra alvos militares e nucleares no Irã, que também atingiram áreas civis e mataram líderes militares iranianos. Segundo Araghchi, a agressão israelense "forçou Teerã a deixar o caminho diplomático", mesmo com conversas previstas para acontecer no domingo, em Omã.

O governo dos EUA, liderado por Donald Trump, ainda tenta manter o canal de diálogo aberto e vinha pressionando o Irã a retomar as negociações, que já enfrentavam dificuldades. As conversas buscavam retomar, com mudanças, o acordo firmado em 2015, que limitava o programa nuclear iraniano em troca do alívio de sanções. Trump havia abandonado esse pacto em 2018 e impôs novas sanções, além de exigir restrições mais duras ao Irã, como o fim total do enriquecimento de urânio em território iraniano.

Nesta sexta, a imprensa de Omã confirmou que a nova rodada de negociações foi suspensa por tempo indeterminado. Enquanto isso, Trump voltou a cobrar publicamente o Irã, lembrando que o prazo de 60 dias dado por ele ao governo iraniano terminou sem acordo. “Hoje é o 61º dia. Eu disse a eles o que fazer, mas eles simplesmente não conseguiram. Agora, talvez, tenham uma segunda chance!”, escreveu o presidente americano em sua rede social.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo