Políticos brasileiros se refugiam em bunkers durante viagem a Israel
— 98193~7 (@sterling01035) June 13, 2025
Prefeitos e secretários municipais brasileiros que estão em missão oficial em Israel precisaram passar a noite em bunkers e estão seguros e seguindo orientações locais, segundo informou nesta sexta-feira (13) a Embaixada de Israel no Brasil. As comitivas foram surpreendidas pela escalada de tensão com o Irã e estão abrigadas em locais protegidos.
São eles: Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa (PB); Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte (MG); Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Vanderlei Pelizer, vice-prefeito de Uberlândia (MG); Maryanne Mattos, vice-prefeita de Florianópolis (SC); Cláudia Silva Lira, vice-prefeita de Goiânia (GO); Marco Antônio Costa, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF; Ana Paula Soares Marra, secretária de Desenvolvimento Social do DF; Rafael Bueno, secretário de Agricultura do DF; José Eduardo Pereira Filho, secretário executivo do Consórcio Brasil Central; Christinne Maymone, secretária adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul; Marcos Espíndola, responsável pela área de tecnologia da Secretaria de Saúde do MS; e Ricardo Senna, secretário executivo de Ciência e Tecnologia do MS.
Com o fechamento do espaço aéreo, os políticos passaram a noite em bunkers. O prefeito de Nova Friburgo (RJ), Johnny Maycon, contou que foi levado para um abrigo em Kfar Saba e relatou momentos de medo ao som constante de sirenes. Autoridades do Distrito Federal também relataram que dormiram em abrigos antiaéreos.
O governo israelense está em contato direto com os brasileiros e tenta organizar o retorno ao país assim que os voos forem liberados. Ainda não há previsão para a reabertura do espaço aéreo em Tel Aviv.
O governo do Irã lançou centenas de mísseis balísticos contra Israel nesta sexta-feira (13), em resposta aos bombardeios israelenses ao país na noite anterior.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo