Israel bombardeia território iraniano e declara emergência

Israel realizou um ataque aéreo em território iraniano, nesta quinta-feira (12), gerando relatos de explosões em Teerã. O caso ocorre em meio a crescentes preocupações internacionais com o programa nuclear do Irã, que, segundo Israel, estaria em estágio avançado para o desenvolvimento de armas nucleares. Usuários de redes sociais foram os primeiros a relatar os estrondos na capital iraniana, enquanto as autoridades de ambos os países ainda não emitiram comunicados oficiais detalhados sobre a extensão ou os alvos precisos da operação.
Em resposta ao ataque, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, decretou estado de emergência no país e anunciou o fechamento do espaço aéreo israelense, uma medida preventiva diante da possibilidade de retaliação iraniana. Paralelamente, no Irã, as autoridades agiram rapidamente, suspendendo todos os voos de e para o aeroporto de Teerã e convocando uma reunião de emergência para avaliar a situação e definir os próximos passos. A operação israelense, que Tel Aviv afirma ter como alvo "dezenas" de locais em todo o Irã, reflete a percepção israelense de que o avanço nuclear iraniano representa uma ameaça existencial.
Apesar da escalada, os Estados Unidos negaram qualquer envolvimento na operação, conforme noticiado pelo site Axios. A ação militar israelense, no entanto, sublinha a profunda preocupação com a capacidade nuclear iraniana, especialmente considerando as informações de que o Irã disporia de urânio enriquecido em quantidade suficiente para a produção de múltiplas ogivas nucleares em um curto período.

ASSUNTOS: Mundo