Compartilhe este texto

Trump ameaça Canadá com tarifa de 100% se país fizer acordo com China

Por Reuters

24/01/2026 12h12 — em
Mundo



Por Katharine Jackson

WASHINGTON, 24 Jan (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que vai impor uma tarifa comercial de 100% sobre o Canadá se o país fizer um acordo comercial com a China e advertiu o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, de que um acordo colocaria seu país em perigo.

"A China comerá o Canadá vivo, devorando-o completamente, inclusive com a destruição de suas empresas, tecido social e modo de vida em geral", escreveu Trump no Truth Social.

"Se o Canadá fizer um acordo com a China, ele será imediatamente atingido por uma tarifa de 100% contra todos os bens e produtos canadenses que entram nos EUA."

Carney, durante uma recente visita à China, chamou a superpotência asiática de "parceira confiável e previsível" e, em Davos, incentivou os líderes europeus a buscar investimentos da segunda maior economia do mundo.

Trump sugeriu que a China tentará usar o Canadá para fugir das tarifas dos EUA. "Se o governador Carney acha que vai transformar o Canadá em um 'porto de desembarque' para a China enviar bens e produtos para os Estados Unidos, ele está redondamente enganado."

As tensões entre os EUA e seu vizinho do norte cresceram nos últimos dias.

Na quinta-feira, Trump retirou o convite para que o Canadá se juntasse à sua iniciativa "Board of Peace" (Conselho da Paz), que visa resolver conflitos globais. Essa reviravolta ocorreu após o discurso de Carney no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde ele criticou abertamente as nações poderosas que usam a integração econômica como armas e as tarifas como alavancagem.

(Reportagem de Katharine Jackson)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo