Compartilhe este texto

Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"

Por Reuters

21/01/2026 14h12 — em
Mundo



Por Steve Holland

DAVOS, Suíça, 21 Jan (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que se reuniria com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy na Suíça, acrescentando que achava que Zelenskiy e o presidente russo, Vladimir Putin, estavam agora em um ponto em que poderiam chegar a um acordo para acabar com a guerra.

Trump disse que estava lidando com Putin, que, segundo ele, queria fazer um acordo para acabar com a guerra de quase quatro anos, acrescentando que achava que Zelenskiy também estava pronto para chegar a um acordo.

Ambos os líderes haviam se afastado de um acordo anteriormente, mas um acordo estava agora "razoavelmente próximo", disse Trump em uma discussão após seus comentários preparados para líderes mundiais e executivos de negócios em Davos, Suíça.

Trump disse duas vezes que se reuniria com Zelenskiy ainda nesta quarta-feira, fato contestado por uma fonte familiarizada com a agenda de Zelenskiy, mas depois disse que a reunião estava planejada para quinta-feira.

A Ucrânia marcará o quarto aniversário da invasão em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro.

Trump disse que esperava negociar um acordo para acabar com a guerra mais cedo, mas que havia um "ódio anormal" entre os dois líderes. Na semana passada, Trump disse à Reuters que Zelenskiy era o principal impedimento para se chegar a um acordo.

Nesta quarta-feira, ele disse que Washington estava chegando mais perto de intermediar um acordo de cessar-fogo.

"Acho que posso dizer que estamos razoavelmente perto", disse ele. "Temos que acabar com isso... Acredito que agora eles estão em um ponto em que podem se juntar e chegar a um acordo. E se não o fizerem, serão estúpidos."

(Reportagem de Steve Holland e Andrea Shalal)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo