Compartilhe este texto

ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, causando indignação na Itália

Por Reuters

27/01/2026 14h48 — em
Mundo



Por Crispian Balmer e Alvise Armellini

ROMA, 27 Jan (Reuters) - Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) vão ajudar na segurança das delegações norte-americanas nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, disse uma fonte da embaixada dos EUA nesta terça-feira, medida que provocou forte reação de políticos italianos.

Os agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira foram duramente criticados nos Estados Unidos por sua aplicação da repressão à imigração do governo do presidente Donald Trump após dois cidadãos norte-americanos serem mortos a tiros neste mês em incidentes separados no Estado de Minnesota.

A fonte da embaixada disse sob condição de anonimato que a divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE (HSI, em inglês) deve apoiar o serviço de segurança do Departamento de Estado dos EUA nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, de 6 a 22 de fevereiro.

Os agentes da HSI não realizarão nenhuma atividade de fiscalização de imigração enquanto estiverem na Itália, mas terão como objetivo "mitigar os riscos de organizações criminosas transnacionais", disse a fonte, sem entrar em detalhes.

"Todas as operações de segurança permanecem sob a autoridade italiana", acrescentou a fonte.

A HSI esteve presente em grandes eventos esportivos nos Estados Unidos e no exterior no passado, incluindo os Jogos Olímpicos anteriores, como parte de parcerias internacionais relacionadas ao tráfico de pessoas e de drogas, disse um ex-funcionário.

Porta-vozes do ICE não responderam imediatamente às perguntas sobre a operação na Itália. Um porta-voz do Departamento de Estado disse que, como nas Olimpíadas anteriores, várias agências federais estariam ajudando na segurança, incluindo a HSI.

(Reportagem adicional de Ted Hesson, Brad Heath e Humeyra Pamuk em Washington)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo