"Ninguém pode proteger como os EUA", afirma Trump sobre Groenlândia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21), durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que “ninguém pode proteger a Groenlândia como os EUA”. A declaração foi feita diante de líderes políticos e empresariais, em meio à pressão americana sobre o território autônomo pertencente à Dinamarca.
No pronunciamento, Trump defendeu a retomada imediata de negociações para a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos e ressaltou que não pretende usar força militar para alcançar esse objetivo. Segundo ele, a proposta está ligada exclusivamente a interesses de segurança nacional.
O presidente norte-americano disse que apenas os Estados Unidos teriam capacidade de garantir a proteção do território e afirmou que a urgência das negociações não está relacionada à exploração de terras raras, mas à necessidade estratégica para o país e para aliados da Otan.
Trump também comentou a situação da Europa durante o discurso. Apesar de declarar apreço pelo continente, afirmou que o bloco “não está indo na direção certa” e defendeu mudanças na condução política e econômica da região.
Na véspera, Trump já havia dito que teria reuniões em Davos para tratar do tema e demonstrou otimismo quanto a um acordo. Segundo ele, a negociação poderia atender tanto aos interesses dos Estados Unidos quanto da Otan, reforçando a importância da Groenlândia para a segurança internacional.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo