5 coisas que melhoram a vida sexual após a menopausa

Por Portal do Holanda

20/09/2016 10h47 — em Saúde e Bem-estar

Com a chegada da meia idade e da menopausa, são muitas as mulheres que deixam o sexo para segundo ou terceiro plano, acabando por criar uma barreira física e emocional não só com o/a parceiro/a, mas também consigo mesmas.

Contudo, o avançar da idade não tem que ser, de modo algum, uma barreira para uma vida sexual ativa e satisfatória, pelo contrário. Como explica a ginecologista Barbara DePree no site MiddlesexMD, com apenas cinco ingredientes é possível ter uma receita para uma vida sexual feliz após a menopausa.

O primeiro é o conhecimento. Após 25 anos na área da ginecologia, DePree conseguiu entender a importância do conhecimento sexual e corporal para barrar as consequências mais diretas da menopausa, entre as quais a perda de libido.

Para apreciar o sexo depois da menopausa é também importante a mulher estar confortável com a sua própria vagina, cuidando corretamente da higiene e, consequentemente, do seu bem-estar. E por falar em bem-estar vaginal, o terceiro fator para uma vida sexual plena depois da menopausa é a estimulação da sensação genital. “A mulher precisa compensar a perda de fluxo sanguíneo e de sensibilidade dos tecidos genitais dando a si mesma uma maior estimulação e sensação sexual”, explica a médica.

Fortalecer a zona pélvica é também um dos fatores mais importantes – e dos que mais beneficia o orgasmo – assim como estimular a intimidade emocional, seja consigo mesma ou com a pessoa amada.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar