Marques de Santa Cruz recebe nova ação da campanha Calçada Limpa
Como parte da política permanente de ordenamento urbano no centro de Manaus, equipes da Divisão de Patrimônio Histórico, do Instituto Municipal de Planejamento e Ordem Social, realizaram novas ações para retirada de obstáculos nas calçadas, como expositores de produtos, cavaletes, manequins, entre outros itens que obstruem o passeio público. O trabalho foi concentrado na rua Marques de Santa Cruz, com a “Calçada Limpa”, campanha que visa deixar livres os passeios públicos para os cidadãos. Apenas um bar continua com a publicidade na fachada fora dos padrões, sofrendo nova notificação e uma multa para ajustamento de conduta. Em caso de descumprimento, o estabelecimento estará sujeito a novas sanções previstas em lei.
Na mesma via, fiscais do instituto ainda fizeram orientação quanto à publicidade em fachadas no Centro antigo, para adequação prevista especialmente para a região, que consta no “Manual de Placas”, usado desde 2009 com muito sucesso. Na rua Marques de Santa Cruz, o trabalho foi de orientação para lojistas e comerciantes não ocuparem os passeios com bancas, mobiliário, prateleiras, manequins e araras, impedindo a livre passagem dos pedestres. A fiscalização orientava e acompanhava a retirada dos produtos do logradouro, para deixar o espaço livre de obstáculos.
A ação é rotina dentro da fiscalização do Implurb e tem nova agenda neste sábado dentro do projeto Viva Centro, nas rua Quintino Bocaiúva e Theodoreto Souto.
PADRONIZAÇÃO
O “Manual de Placas” traz os procedimentos de padronização dos engenhos publicitários para as edificações no perímetro do Centro Antigo. Em sua segunda edição, este ano foi regulamento por decreto lei, 2.436, de 19 de julho de 2013, tendo como intuito organizar a comunicação visual do comércio para a população, promover despoluição visual e deixar as fachadas livres de grandes interferências, a fim de promover a visualização dos imóveis, resgatando a ambiência histórica do bairro.
O manual é destinado a proprietários, locatários e usuários de imóveis no Centro, estabelecendo limites e diretrizes para diversas publicidades, como placas, painéis, letreiros, toldos, banners, cartazes, entre outros.
ASSUNTOS: Manaus