Falta de ar e olhos ardendo, manauaras sofrem com fumaça: 'beira o insuportável'
Manaus/AM - Manauaras estão sofrendo com a qualidade do ar que está cada vez mais crítica por conta das queimadas na região.
Contudo, nesta quarta-feira (11), a situação ficou ainda pior porque as pessoas acordaram com suas casas repletas de fumaça e um odor de queimado extremamente forte.
Algumas chegaram a passar mal, como é o caso da jornalista Sandra Monteiro, moradora do bairro Dom Pedro.
“Lá em casa, desde ontem, por volta das 21h, começou a fumaceira. Hoje pela manhã estava beirando o insuportável. Nariz entupido, olhos e garganta ardendo, além de tosse e dor de cabeça”, relata.
Sandra conta ainda que chegou a acordar com sensação de sufocamento. “Há dois dias, acordei, de madrugada, achando que ia sufocar”.
Ela teve covid-19 no início do ano passado e passou quase dois meses para se recuperar. Nos últimos dias, ela tem sofrido com dificuldades respiratórias.
Para amenizar a situação, ela está fazendo o uso de vasilhas de água nos cômodos da casa para tentar umidificar um pouco o ar do ambiente.
Assim como Sandra, a autônoma Nelci Silva, moradora do bairro Compensa, também sente os efeitos da fumaça tóxica. Ela conta que despertou nesta manhã sentindo o odor e ao abrir as janelas de casa, se deparou com o fumaceiro.
“Amanheci tossindo muito, quando abri a janela foi pior, comecei a tossir, tossir, minha garganta está ardendo. Está muito ruim hoje, a fumaça está muito intensa e está prejudicando a saúde das pessoas. Eu estou até usando máscara por conta do fumaceiro”, diz.
Nos últimos dias, especialistas já tinham constatado a péssima qualidade do ar, mas ao que tudo indica, hoje está sendo o ápice do problema.
Veja também
ASSUNTOS: Manaus