Em fevereiro, Manaus foi apontada como cidade com maior risco de deslizamentos do país
Manaus/AM - Um deslizamento de terra, na noite deste domingo (12), vitimou oito pessoas na rua Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. A situação é resultado das fortes chuvas que atingiram a cidade no final de semana. O risco de deslizamentos na capital amazonense já havia sido alertado em fevereiro, quando Manaus foi apontada como a cidade do país com mais alertas para o risco de deslizamentos.
A informação foi divulgada pela diretora substituta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Alvalá, em reportagem divulgada pelo jornal O Globo, em repercussão aos deslizamentos de terra no litoral norte de São Paulo.
Na reportagem, Regina apontou que Manaus está no topo do ranking com mais avisos no país sobre possibilidade de deslizamentos, com alertas sendo emitidos desde 2016.
A capital amazonense é considerada uma cidade crítica por conta do grande adensamento populacional, necessitando de um olhar específico para evitar tragédias.
Já nesta segunda-feira (13), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que a cidade possui pelo menos mais 60 localidades com risco de deslizamentos como a rua Pingo D’Água.
Apoio
O prefeito de Manaus estará em Brasília nesta semana, onde tem previsão de se reunir com o presidente Lula (PT) para discutir o problema das chuvas na cidade.
Deslizamento de barranco deixa ao menos 8 mortos após forte chuva em Manaus
Corpos de mãe e filha são encontrados abraçados após deslizamento de barranco em Manaus
Famílias são retiradas de áreas de risco após deslizamento em Manaus
Famílias deixam casas após barranco deslizar no Jorge Teixeira, em Manaus
Tragédia em Manaus: Wilson Lima pede apoio ao ministro Walder Góes
ASSUNTOS: Manaus