Mais de 640 famílias são cadastradas no programa Água para Todos
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anuncia que mais de 640 famílias já foram cadastradas no programa Água para Todos no Amazonas, nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru e Manaquiri. Até sexta-feira, dia 22, a expectativa é de que mais mil famílias sejam atendidas nos municípios de Anori, Caapiranga e Careiro da Várzea, totalizando cerca de 1.640 famílias.
“O projeto é mais uma solução sustentável que o Governo Omar Aziz viabiliza para as populações do interior, levando água potável como via de inclusão social. Nosso grande desafio não é a construção dos sistemas, mas, sim, encontrar as pessoas, que de certa forma estão excluídas, realizando, acima de tudo, um resgate social, viabilizando a inclusão dessas pessoas no processo produtivo", destaca a titular da SDS, Nádia Ferreira.
O coordenador do programa, Luiz Andrade declarou: “Tudo está dentro do programado. De maio a setembro realizaremos os cadastros das calhas do Rio Negro e Solimões com a previsão de finalizar essa primeira etapa em setembro”.
O programa segue a diretriz do Decreto 7.535, de 26 de junho de 2011, que institui o Plano Brasil Sem Miséria, e tem por objetivo promover o acesso à água potável a 10,1 mil famílias rurais do Amazonas que vivem em áreas sujeitas ao isolamento durante o período da seca, além de realizar a busca ativa de famílias que vivem com renda per capita mensal de até R$ 140, visando sua inclusão em serviços públicos.
Serão instalados cerca de 10,1 mil sistemas de captação domiciliar e 404 sistemas de captação coletiva, além da substituição de 2.020 coberturas de palha por alumínio. A previsão para execução corresponde ao período de 2013 e 2014.
A qualidade da água é um dos focos de atenção do programa destaca Luiz Andrade. “Ressaltamos a necessidade das comunidades em ter água de qualidade. Em nosso Estado, temos a maior bacia de água doce do planeta, entretanto, nem sempre significa ter água potável. As pessoas que moram nas margens dos rios e lagos sabem que, em determinadas épocas do ano, a água fica imprópria para o consumo humano. Esse programa visa levar água potável para as famílias do interior porque tem como foco a área rural”, disse.
NULL
ASSUNTOS: Água para Todos, Amazonas, famílias cadastradas, Manaus, Manaus, Amazonas