Compartilhe este texto

Militar brasileiro morre durante trabalho de ajuda humanitária no Haiti

Por Portal Do Holanda

20/10/2016 23h09 — em
Brasil



BRASÍLIA - O governo brasileiro anunciou a morte do terceiro-sargento Vicente Medeiros no dia 17 de outubro, em Les Cayes (Haiti). De acordo com um comunicado da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (Braengcoy), Medeiros teria sido vítima de uma parada cardiorrespiratória, enquanto socorria vítimas do furacão Matthew. Segundo um assessor do Itamaraty, a causa mais provável da morte do terceiro-sargento é choque elétrico. A investigação ainda está em curso.

Integrante do grupo de Engenharia Militar do contingente brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), o militar brasileiro terá seu corpo trasladado de volta ao Brasil. Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Porto Príncipe está trabalhando com a Minustah para facilitar junto às autoridades haitianas as providências de transporte cabíveis.

De acordo com a Braengcoy, Medeiros faleceu às 13h30m da última segunda-feira. Ele chegara a ser transferido de helicóptero para um hospital militar especializado em Porto Príncipe, mas não resistiu.

A Companhia Brasileira de Engenharia de Paz afirma também que Vicente Medeiros havia passado por todos os treinamentos e exames previstos antes de ir para a Missão de Paz no Haiti.

"Durante todo seu tempo de permanência na Companhia, o referido militar sempre desempenhou suas atividades sem queixas, nem nada que o desabonasse", diz a nota.

Em nota, o governo expressou "profundo pesar pela morte do terceiro-sargento", e ainda reiterou o compromisso de longo prazo para com o Haiti e a Minustah.

Mais de mil pessoas perderam suas vidas em função da passagem da tormenta. A região de Les Cayes, no Sul haitiano, foi devastada pela passagem do furacão, tendo grande parte de suas construções destruídas. Pouco após a tormenta, o comandante da Minustah, o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro, destacou seus contingentes brasileiros para atuar no distrito.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: brasileiro, Haiti, militar, morte, Brasil

+ Brasil