Siga o Portal do Holanda

saiba mais

Pesquisa revela se pacientes recuperam olfato e paladar após enfrentarem a Covid-19

Publicado

em

Foto: Pixabay Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A perda do olfato ou do paladar foi um dos principais sintomas do coronavírus nos pacientes e a maior preocupação entre as pessoas é se tudo volta ao normal depois da doença. De acordo com o site UOL, um estudo publicado na revista JAMA Otolaryngology - Head and Neck Surgery revelou que apenas cerca de 10% das pessoas que perderam o olfato e o paladar devido a doença nunca os recuperaram. 

A pesquisa descobriu que 49% dos pacientes recuperaram totalmente o olfato ou o paladar e 40% melhoraram, mas o restante relatou que os sintomas permaneceram os mesmos ou pioraram. Ao todo, 187 italianos que estavam infectados, mas que não foram hospitalizados foram convidados a avaliar o olfato ou o paladar logo após serem diagnosticados, um mês depois. Desse total, 113 relataram uma mudança no olfato e/ou paladar, 55 disseram ter recuperado completamente, 46 relataram melhorias nos sintomas e 12 disseram que os seus sintomas estavam inalterados ou piores. Aqueles que relataram sintomas graves disseram ter levado mais tempo para melhorar. 

Ainda de acordo com a publicação, as pesquisas continuam para avaliar as pessoas com sintomas duradouros. 


Últimas notícias

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.