Mais de 7 mil garrafas de bebidas são apreendidas em SP após casos de intoxicação por metanol
O governo de São Paulo apreendeu mais de 7 mil garrafas de bebidas desde segunda-feira (29) em ações de fiscalização na capital e no interior do estado. As operações foram intensificadas após a confirmação de 14 casos de intoxicação por metanol, com duas mortes, e outras 148 ocorrências sob investigação, incluindo sete óbitos suspeitos.
As equipes atuaram em bares, adegas e festas universitárias, além de vistoriarem o bar frequentado por uma das vítimas fatais, Marcos Antônio Jorge Júnior, de 46 anos. Ao longo de 2025, mais de 50 mil garrafas adulteradas foram recolhidas e 41 pessoas foram presas, sendo 19 apenas na última semana.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave, capaz de causar cegueira e morte. Os principais sintomas incluem visão turva, náuseas, vômitos e dores abdominais. Em caso de suspeita, a orientação é buscar atendimento imediato e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) ou o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (0800 771 3733).
Veja também
ASSUNTOS: Brasil