Compartilhe este texto

Lula descarta pedir anistia antes de condenação: "Quem é frouxo não deveria fazer bobagem"

Por Portal Do Holanda

01/07/2025 14h33 — em
Brasil


Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (1º) que não aceita doações via Pix e que jamais pedirá anistia antes de ser condenado pela Justiça. A declaração ocorreu durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto, e foi interpretada como uma indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora Lula não tenha citado o nome do adversário político.

Durante o discurso, Lula disse que não pretende recorrer a campanhas de arrecadação entre apoiadores e criticou a postura de quem busca perdão antecipado. "Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado", afirmou o presidente. Ele acrescentou ainda: "Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem. Esse país está precisando de um pouco de seriedade".

As falas de Lula ocorrem em meio às discussões sobre as campanhas de arrecadação realizadas por aliados de Bolsonaro. Em 2023, o ex-presidente obteve cerca de R$ 17 milhões para pagar multas aplicadas em São Paulo por descumprir regras sanitárias na pandemia. Parte do valor, segundo Bolsonaro declarou à Polícia Federal, foi transferida ao filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No mesmo evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também criticou Bolsonaro. Haddad elogiou a postura de Lula durante o período em que esteve preso e disse que o petista sempre pediu justiça, enquanto Bolsonaro estaria buscando perdão antes mesmo de ser julgado. Para o ministro, a comparação reforça a diferença entre as trajetórias dos dois ex-mandatários.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil