Anvisa recolhe lote de chocolate Laka
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu dois alertas importantes nesta semana sobre produtos com riscos à saúde dos consumidores. As medidas envolvem o recolhimento de um lote de chocolate da marca Laka por erro de rotulagem e a suspensão total da comercialização de glitters da marca Flex Fest.
Erro em rótulo de chocolate Laka gera risco a celíacos
O lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka está sendo retirado do mercado após a fabricante, Mondelez Brasil Ltda, comunicar um erro na linha de produção. Unidades do produto Laka Oreo foram embaladas erroneamente com o rótulo do Laka Branco tradicional.
A principal preocupação da Anvisa é a segurança de pessoas com restrições alimentares. Como o rótulo estampado não condiz com o conteúdo real, a embalagem omite a presença de glúten, ingrediente contido no biscoito Oreo.
“A troca de embalagens resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten, o que é exigido por lei e traz riscos graves para celíacos e alérgicos”, informou a agência em nota oficial.
Suspensão de Glitters da marca Flex Fest
Em outra resolução, a Anvisa suspendeu a fabricação, venda e uso dos produtos Glitter e Glitter Holográfico da empresa AP Viola Artes e Festas Ltda (Flex Fest).
Diferente de glitters específicos para confeitaria, estes itens continham materiais plásticos em sua composição, o que os torna proibidos para qualquer tipo de contato ou ingestão em alimentos. A suspensão abrange também a divulgação e distribuição dos produtos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil