Compartilhe este texto

Condenado por estupro consegue certidão de ficha limpa e se torna suplente no Piauí

Por Portal Do Holanda

22/10/2024 9h38 — em
Brasil


Foto: Reprodução/TSE

Gasparino Lustosa Azevedo, condenado definitivamente em 2022 a 10 anos de prisão por estupro de uma adolescente, obteve em agosto de 2024 uma certidão de ficha limpa indevidamente emitida pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Com o documento, ele concorreu ao cargo de vereador em Sebastião Barros e, com 135 votos, ficou como 1º suplente pelo PT. 

Azevedo, que deveria estar inelegível pela Lei da Ficha Limpa, continua foragido após a Justiça emitir uma ordem de prisão em outubro de 2024. O TJ-PI admitiu uma falha técnica no sistema que permitiu a emissão da certidão. O Conselho Nacional de Justiça apura o caso. 

“Ao tomar conhecimento do caso, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI detectou uma falha técnica no sistema que levou ao desencontro de informações sobre o referido processo, o que já foi devidamente corrigido. Por fim, reafirmamos o compromisso do TJ-PI com a boa prestação jurisdicional, a transparência e o contínuo aperfeiçoamento de seus sistemas”, informou o tribunal ao G1.

O crime ocorreu em 2015, com a primeira condenação em 2019 e a condenação definitiva em 2022. No entanto, Gasparino Azevedo não foi preso desde então e, em 4 de outubro de 2024, dois dias antes do primeiro turno, a Justiça emitiu a ordem de prisão. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil