Anatel altera regras e chamadas de longa distância podem ficar mais baratas no Amazonas
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a implementar, a partir deste domingo (1º), novas regras para as áreas locais do serviço de telefonia fixa em cinco estados da Região Norte e Nordeste: Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima. A mudança faz com que as áreas locais passem a coincidir com os limites dos códigos de área (DDD), conforme previsto na Resolução nº 768/2024.
Com a atualização, todos os municípios que compartilham o mesmo DDD passarão a integrar uma única área local na telefonia fixa. Na prática, isso significa que ligações entre cidades com o mesmo código deixarão de ser consideradas de longa distância e passarão a ter custo de chamada local. A medida também alinha as áreas da telefonia fixa às já adotadas na telefonia móvel.
Segundo a Anatel, a modernização deve simplificar as regras do setor, estimular a concorrência entre operadoras e trazer mais transparência para o consumidor. Outra mudança é na forma de discagem: em chamadas entre telefones fixos com o mesmo DDD, não será mais necessário usar o código da operadora de longa distância nem repetir o código de área, bastando digitar o número de destino.
A princípio, não haverá alteração nos números dos usuários. A agência reguladora informou ainda que a implantação das novas áreas locais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) seguirá um cronograma nacional dividido em etapas ao longo de 2026, com redução significativa do número de áreas locais no país — de 4.118 para 67.
ASSUNTOS: Amazonas