Arthur lança Arboriza Manaus e garante o plantio de dez mil mudas
Um total de 210 mudas de árvores frutíferas e florestais foram plantadas no Parque da Juventude das Áreas Verdes 1 e 2, no Loteamento Nascentes das Águas Claras, Novo Aleixo, zona Norte. A ação faz parte do Plano de Arborização para 2016, o “Arboriza Manaus”, lançado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na tarde desta segunda-feira, 21, data em que se comemora o Dia Mundial das Florestas e Dia da Árvore na Região Norte.
Conforme o prefeito, os recursos investidos no local são provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA), derivados de medidas compensatórias. O plano tem como meta plantar este ano mais de dez mil mudas em 56 logradouros públicos de 35 bairros da cidade até o final de 2016.

“Vamos fazer aqui dois Parques da Juventude. Aqui serão investidos R$ 800 mil e vamos construir playgrounds, pista de skates, pista de caminhada, campo de futebol, academia ao ar livre dentre outros. Temos, ainda, R$ 2,6 milhões também de medidas compensatórias, para fazermos o plantio de mais dez mil mudas até o final do ano”, disse o prefeito.
O objetivo do plano é intensificar o processo de arborização urbana com intervenções de plantio e reposição de mudas em canteiros centrais, passeios públicos, parques, praças e áreas verdes de Manaus.
Os recursos oriundos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e medidas compensatórias ambientais destinados ao plano, também serão utilizados na locação de veículos, mão-de-obra terceirizada, insumos e equipamentos.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou que o Arboriza Manaus visa também envolver a população numa campanha de sensibilização com a finalidade de reduzir o índice de vandalismo sofrido pela arborização. De acordo com ele, estimativa é de que de cada 100 mudas plantadas em um determinado logradouro público, ocorram perdas de pelo menos metade por conta do vandalismo.
“As mudas que estamos plantando aqui tem entre 1,8 e 2 metros. Com isso a gente começa a esperar resultados positivos em um curto espaço de tempo. Mas para isso realmente aconteça, a gente faz um apelo à população para que nos ajude nesse grande ato que estamos lançando aqui não deixando que essas árvores sejam destruídas”, pediu o secretário.
O comerciante Iolando Gonçalves, 58, disse que o espaço, há muito tempo reivindicado é bastante frequentado pelos comunitários. Garantiu que por diversas vezes se uniram para evitar que o espaço fosse invadido e agora vão trabalhar ainda mais para evitar que seja depredado. “Hoje nós estamos vendo o resultado de todo esse esforço e empenho dos moradores, que preservaram esse espaço e hoje estamos vendo ele aqui sendo erguido do jeito que queríamos”, afirmou ele.
O Plano
O Arboriza Manaus foi idealizado pela Semmas e apresentado ao prefeito em novembro do ano passado. Na ocasião, Arthur Neto anunciou que 2016 será o ano da arborização e que a prefeitura irá promover uma ampla campanha de sensibilização para que a população também participe do processo e contribua para tornar Manaus uma cidade ainda mais bonita e agradável.
Entre as espécies que serão utilizadas para o plantio estão, Pau Pretinho, Pata de Vaca, Jutairana, Andiroba, Seringueira, Ipê, entre outras florestais. Na ocasião, o prefeito, de forma simbólica, plantou uma muda de mogno.
ASSUNTOS: Arboriza Manaus, Arthur, Amazonas