Compartilhe este texto

Pesquisa revela comportamento do manauara durante pandemia de coronavírus

Por Portal Do Holanda

04/06/2020 12h06 — em
Amazonas



Manaus/Am - A Action realizou uma pesquisa de opinião junto à população manauara avaliando a convivência familiar, e o comportamento do dia a dia após dois meses de confinamento domiciliar, devido a pandemia de coronavírus.

Os resultados mostraram uma forte associação entre a avaliação da convivência familiar com as novas atividades na rotina, desenvolvida pelos membros durante esses dois meses de isolamento.

O infográfico mostra os principais resultados. A maior parcela da população aderiu total 18,5%, ou parcialmente 54,10% ao confinamento (Figura 1). 18,5% cumpriram integralmente o isolamento, permanecendo todo o tempo em casa e 51% restringiram a saída para atender apenas necessidades básicas e indispensáveis, como ir a supermercados e/ou farmácias.

Com a mudança da rotina e a intensificação da convivência familiar, novas atividades passaram a fazer parte do cotidiano de mais de 80% dos participantes. A maioria (22,2%, figura 2) está ajudando mais intensivamente nas tarefas domésticas nesse período de confinamento, não somente naquelas tradicionais, como as de limpeza e arrumação, como também, noutras mais prazerosas, como jardinagem e culinária ocasional.

Observou-se na pesquisa, que muitos procuraram estar mais próximos da família (20,6%), realizando atividades em conjunto. Destaca-se também a leitura, o estudo e a oração que foram intensificadas nesse período de quarentena (10,4%).

A pesquisa identificou também (Figura 3) que para 46,6% dos participantes, a convivência familiar MELHOROU, sendo 11,1% os que dizem ter melhorado MUITO. A maioria (48,8%) citou que ficou na MESMA SITUAÇÃO. No entanto, para 8,6%, o relacionamento familiar, PIOROU.

Quando se analisou o relacionamento familiar mais profundamente, verificou-se que as atividades desempenhadas na quarentena tem forte correlação com o sentimento de melhora ou piora no relacionamento familiar.

Os que dizem ter PIORADO ou ficado IGUAL, destacam que durante a quarentena passaram a executar em maior quantidade as seguintes atividades: trabalhar em casa (Home Office), dormir, assistir TV, vídeo games ou música, além de executar atividades de manufatura como lazer.

Observando a figura 4, é facilmente ilustrado quais são as categorias que andam em conjunto. Desse modo, os resultados mostram que as pessoas que se encontram mais próximas da família e que procuram realizar atividades mais prazerosas, se saíram melhores no quesito enfrentamento do isolamento domiciliar, enquanto as que focaram principalmente no trabalho ou descanso, notícias televisíveis, internet ou se isolaram em uma vida puramente digital, se saíram piores nesse quesito.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, confinamento, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, covid-10, isolamento social, Manaus, pandemia, pesquisa, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas