Compartilhe este texto

Samu ensina como prestar ajuda rápida em casos de acidentes e emergências

Por Portal Do Holanda

11/01/2026 11h40 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem realizado ações de orientação da população para saber agir em situações de risco à vida e como solicitar apoio pelo número 192.

Segundo o gerente técnico do Samu, médico emergencista Eduardo Fernandes, manter a calma, garantir a segurança da vítima e relatar informações básicas como consciência, respiração e possíveis fraturas são passos essenciais para um atendimento eficaz.

Serviço do SAMU - Foto: Divulgação

“Quando tiver segurança, a pessoa deve abordar a vítima e entender a situação, verificando se ela está consciente, se está respirando, se há fraturas, sangramento ou deformidades. Esses são dados essenciais a serem relatados para o médico regulador do Samu”, orienta.

O médico alerta que práticas populares podem agravar o quadro, como mexer em vítimas de acidentes ou aplicar produtos caseiros em queimaduras. Em casos graves, como engasgo ou parada cardiorrespiratória, manobras de desengasgo e reanimação podem salvar vidas, assim como o uso do desfibrilador externo automático (DEA), disponível em locais públicos.

Em 2025, o Samu Manaus realizou mais de 63 mil atendimentos emergenciais e recebeu cerca de 194 mil chamados, sendo a maioria por acidentes de trânsito, falta de ar, quedas e crises convulsivas. O serviço funciona 24 horas e conta com uma frota de 64 veículos, incluindo ambulâncias, motolâncias e ambulanchas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas