Início Amazonas Fumaça deve voltar a Manaus nos próximos dias; governo vai cobrar ações do Pará
Amazonas

Fumaça deve voltar a Manaus nos próximos dias; governo vai cobrar ações do Pará

Fumaça deve voltar a Manaus nos próximos dias; governo vai cobrar ações do Pará
Comitê fez balanço - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A fumaça de queimadas que atingiu Manaus nos últimos dias pode voltar à capital em dois ou três dias, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), coronel Orleiso Muniz. A informação foi apresentada nesta segunda-feira (26), durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais (Copec).

De acordo com o comandante, a fumaça é proveniente de incêndios na região do Baixo Amazonas e em municípios do Pará. Diante da situação, o governador Roberto Cidade afirmou que pretende entrar em contato com o governo paraense para discutir medidas de controle dos focos de incêndio.

WhatsApp Image 2026-10-26 at 13.32.34.jpeg
Foto: Divulgação

“Vou pedir, junto com a nossa equipe, para entrar em contato com o Governo do Pará e ver o que é possível ser feito da parte deles”, declarou Cidade.

Durante a reunião, o governador também destacou a atuação dos órgãos estaduais no combate às queimadas e defendeu a responsabilização dos envolvidos em crimes ambientais. Segundo ele, as operações continuarão em parceria com o governo federal e as prefeituras do interior.

Mais de 24 mil focos de incêndio

WhatsApp Image 2026-10-26 at 13.32.33.jpeg
Foto: Divulgação

Entre 1º de junho e 25 de outubro, o CBMAM atendeu a 3.878 ocorrências relacionadas a incêndios urbanos e florestais e atuou no combate a 24.266 focos de incêndio no Amazonas. Desse total, 4.728 foram registrados em Manaus e 19.538 no interior. Cerca de mil profissionais, entre bombeiros militares e brigadistas, participam das ações.

O estado conta atualmente com 18 aeronaves de diferentes órgãos, entre aviões e helicópteros, para ampliar a capacidade de resposta, principalmente em áreas de difícil acesso. Duas aeronaves especializadas foram contratadas para reforçar o combate aos incêndios.

Fiscalização e multas

O governo também mantém operações voltadas à prevenção de incêndios e à fiscalização de crimes ambientais. A Operação Amazonas Mais Verde, iniciada em maio, atua em 33 municípios, enquanto a Operação Tamoiotatá abrange 13 municípios e reúne equipes de combate e fiscalização.

Segundo o balanço divulgado pelo governo, a Tamoiotatá acumula R$ 235,9 milhões em multas, 504 autos de infração, 296 termos de embargo, mais de 34,8 mil hectares embargados e duas prisões.

Já a Operação Alerta Fogo intensifica a fiscalização do uso ilegal do fogo em municípios da Região Metropolitana de Manaus e em outras áreas do estado. As equipes utilizam drones, imagens de satélite e dados de monitoramento para identificar focos de calor e orientar as ações em campo.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!