Manaus adere a protesto nacional contra a 'PEC do Estupro' e a escala 6x1
Manaus/AM - Manifestações serão realizadas em todo o Brasil e no exterior, nesta terça-feira (10), contra a anistia aos golpistas e pela responsabilização dos envolvidos nos crimes contra a democracia. Em Manaus, o ato será organizado pelo Fórum Unidade na Luta do Amazonas e ocorrerá na Praça da Matriz, com concentração às 16h e saída às 17h em direção à Praça do Congresso. O protesto também se posiciona contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/12, a "PEC do Estupro", e pela revogação da escala 6x1.
O protesto faz parte das mobilizações do Dia Internacional em Defesa dos Direitos Humanos e será coordenado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O objetivo é denunciar tentativas de golpe e exigir punições para os responsáveis pelos atos antidemocráticos. A manifestação contará com a participação de mais de 30 entidades, incluindo Unegro, ADUA, Sinasefe, Sindipetro/AM, UJR, UJC, UNMP, entre outras. A mobilização em Manaus é uma das várias programadas no Brasil, com atos confirmados em cidades como Salvador, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.
Internacionalmente, também estão agendados protestos em Roma (Itália) e Lisboa (Portugal). O ato ocorre após a operação "Contragolpe" da Polícia Federal, que, em novembro, prendeu membros das Forças Armadas envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado, incluindo um atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas