Compartilhe este texto

Manifestantes pedem fim da escala 6x1 em várias cidades do Brasil

Por Portal Do Holanda

15/11/2024 13h55 — em
Brasil



 

 

Centenas de pessoas saíram às ruas em diferentes capitais brasileiras nesta sexta-feira (15), exigindo o fim da escala de trabalho 6x1, modelo que obriga os trabalhadores a atuarem seis dias seguidos e descansarem apenas um. Os protestos visam pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar a PEC que propõe a extinção dessa jornada.

A proposta já obteve as assinaturas necessárias, mas sua tramitação ainda é incerta. O movimento VAT, liderado por Rick Azevedo, vereador do PSOL no Rio, impulsionou o ato, que ganhou força nas redes sociais. Além de São Paulo, onde manifestantes tomaram a Avenida Paulista, atos ocorreram em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Manaus e Belém. 

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) ressaltou a necessidade de mudança, criticando a jornada atual como desumana e prejudicial à saúde mental dos trabalhadores. A PEC ainda não foi protocolada, pois depende de apoio adicional na Câmara.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil