Siga o Portal do Holanda

Amazonas

​Incêndio em lixão de Parintins ameaça zona urbana

Publicado

em

Parintins/AM - Um incêndio de grande proporção atinge o lixão do município de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus. 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Parintins, Francisco Tananta, as chamas ficaram incontroláveis nas últimas 24 horas. Pelo menos 12 homens trabalham no combate às chamas, que já duram 48 horas.

A Secretaria de Meio Ambiente de Parintins também está auxiliando os militares no combate ao incêndio, que já afetou uma extensa área do depósito de lixo. Os bombeiros estimam que pelo menos 2 km² tenham sido atingidos pelas chamas que se propagaram rapidamente.

Por conta dos compostos orgânicos, diversas explosões foram ouvidas por moradores nas últimas horas. Isso tem assustado a população à medida que o fogo se aproxima da cidade.
Uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) corre o risco de ser atingida devido à proximidade do local, pois somente um campo separa o lixão da instituição de ensino.

O incêndio também tem prejudicado pousos e decolagens no município. O aeroporto da cidade também fica próximo à área afetada.

Origem

As chamas tiveram início por moradores da cidade que ateiam fogo no lixo. Durante todo o mês os bombeiros trabalharam na extinção de diversos focos criminosos. Dessa vez o fogo tomou conta de uma extensa área e se tornou incontrolável.

Medidas

Na noite deste domingo (8) os bombeiros tiveram que recuar por questão de segurança. Eles retornarão o trabalho logo que o dia amanhecer e receberão o reforço dobrado da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e voluntários da Prefeitura de Parintins.

* Colaborou Portal Parintins 24hs

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.