Compartilhe este texto

Em 13 anos, Policlínica Odontológica da UEA já atendeu a mais de 90 mil pacientes

Por Portal do Holanda

27/05/2022 14h37 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Desde 2009, quando foi implantada, a Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas (Pouea) já atendeu a mais de 90 mil pacientes e realizou mais de 200 mil procedimentos.

Os dados foram divulgados pela instituição, destacando que com o serviço, ensino, a pesquisa e a extensão formam o tripé da universidade, que consolida a formação de futuros profissionais, além de oportunizar à comunidade amazonense atendimentos em diversas áreas da Odontologia.

Vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Policlínica Odontológica da UEA é considerada um moderno complexo de sete andares que oferece atendimento odontológico de baixa, média e alta complexidade em clínicas especializadas e integradas, atendimentos emergenciais e serviço de diagnóstico por imagem, além de abrigar laboratórios de pesquisas e multidisciplinares.

O investimento e a formação integrada dos alunos na Pouea refletem na qualificação positiva dos alunos. Em 2019, o curso de Odontologia da UEA conquistou a nota 4 nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) entre os cursos avaliados em todo o Brasil, informa a direção do curso.

“A equipe multiprofissional em saúde é composta por docentes de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol do ensino em saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do paciente. Existem, ainda, cursos de pós-graduação em diversas áreas da Odontologia que proporcionam ao aluno maior profundidade de conhecimentos, oferecendo também atendimento à população de forma mais especializada”, destacou o diretor da Policlínica Odontológica, Prof. Dr. Márcio de Menezes.

A equipe multiprofissional em saúde é composta por docentes de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol do ensino em saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do paciente. Existem, ainda, cursos de pós-graduação em diversas áreas da Odontologia que proporcionam ao aluno maior profundidade de conhecimentos, oferecendo também atendimento à população de forma mais especializada.

Na Policlínica, a população pode contar, ainda, com serviços exclusivos em imaginologia. O Centro de Imaginologia da Pouea conta com serviço de radiologia totalmente digital (Panorâmica, Periapical e Interproximal, ATM, Oclusal), cujas imagens produzidas são de alta resolução e não é mais necessário o uso de filmes convencionais.

A Pouea dispõe, ainda, de um tomógrafo odontológico computadorizado que permite visualização de imagens tridimensionais, uma revolução no que se refere à visualização das estruturas do complexo maxilo-mandibular, caracterizada pela qualidade das imagens e riqueza no grau de detalhes.

Há ainda o Centro de Especialidades Odontológicas/Núcleo de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (CEO-UEA/Naope) é um espaço - único centro de especialidades estadual - que oferece tratamentos de canal, cirurgias mais complexas, tratamentos periodontais à população, além de atender a Pessoas com Deficiência (PCDs).

O local é uma parceria entre a UEA e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atendimentos especializados e que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde.

"O CEO é um espaço preparado para receber a pessoa com deficiência, pois foi pensado para o atendimento prioritário a esse público, para que ele se sinta acolhido e seguro no ambiente", explicou a coordenadora do CEO/UEA, Prof.ª Dra. Fabíola Mendonça da Silva Chui.

A Policlínica e o CEO da UEA funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os espaços estão localizados na Av. Codajás, 25, bairro Cachoeirinha, zona Sul.

Mais informações e agendamentos podem ser obtidos pelo telefone (92) 3878-7862 e e-mail: [email protected]



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas