Comboio de 9 balsas causa colisão em embarcações no Rio Amazonas
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, comunica o abalroamento causado por um comboio de 9 balsas, pertencente à Hermasa Navegação, por volta das 5h desta quarta-feira, 3 de junho, em frente ao município de Itacoatiara, no Rio Amazonas.
De acordo com informações recebidas, as espias que amarravam o comboio partiram, deixando o mesmo à deriva. As balsas se chocaram primeiro contra o próprio pontão da Hermasa e depois contra uma balsa de combustível da Empresa de Navegação Socorro Carvalho, a qual realizava no momento o abastecimento dos geradores de energia elétrica do município.
Com a colisão, a balsa da Socorro Carvalho foi deslocada, atingindo três embarcações miúdas (voadeiras) e uma embarcação regional de transporte de carga. A embarcação regional naufragou e parte do óleo diesel que se encontrava nos seus tanques derramou no rio. As balsas foram resgatadas por rebocadores e o vazamento de óleo foi contido por uma equipe de proteção ambiental da Hermasa. O acidente não ocasionou em vítimas.
A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental direcionou ao local do ocorrido uma Lancha com Inspetores Navais da Agência Fluvial de Itacoatiara para o levantamento de dados para abertura do Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação, que visa apurar as causas e responsabilidades pelo acidente.

ASSUNTOS: Amazonas