Compartilhe este texto

IPTU 2026: Prazo para garantir desconto de 12% em Manaus termina nesta sexta

Por Portal Do Holanda

29/01/2026 20h50 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os contribuintes de Manaus têm até esta sexta-feira, 30 de janeiro, para garantir o maior abatimento no IPTU 2026. Para obter o desconto de 12% na cota única, o cidadão deve obrigatoriamente gerar o boleto e efetuar o pagamento por meio do aplicativo Manaus Atende.

O benefício faz parte da estratégia da Prefeitura de Manaus para incentivar o uso de ferramentas digitais. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Semef), o desconto máximo é exclusivo para quem utiliza a plataforma mobile, disponível para sistemas Android e iOS.

Calendário de descontos (Cota Única)

Quem perder o prazo desta sexta-feira ainda poderá obter descontos, mas em percentuais reduzidos:

Até 30/01: 12% de desconto (via aplicativo).

Até 27/02: 11% de desconto.

Até 16/03: 10% de desconto.

Vantagem também no parcelamento

Para quem prefere não comprometer o orçamento com o pagamento à vista, o aplicativo também oferece vantagens. Segundo o subsecretário da Receita, Armínio Pontes, o parcelamento feito pela plataforma digital garante 2% de desconto em cada parcela paga até o vencimento. Vale ressaltar que este benefício não se aplica aos carnês físicos enviados pelo correio, nem aos boletos emitidos pelo portal de serviços na web.

"É fundamental que o contribuinte mantenha o aplicativo atualizado para acessar esses descontos diferenciados e os novos serviços que estamos implementando", reforça Armínio Pontes.

Como pagar e tirar dúvidas

Onde pagar: O boleto gerado no app é aceito em qualquer rede bancária (física ou digital) e casas lotéricas.

Atendimento: Em caso de dificuldades com o aplicativo ou dúvidas sobre o imposto, a prefeitura disponibiliza a Central 156, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas