Amazonas registra mais de 460 prisões por crimes sexuais contra menores em 2025
Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu 468 pessoas em 2025 por estupro de vulnerável e outros crimes contra crianças e adolescentes. As ações ocorreram em todo o Estado e envolveram atuação integrada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na capital, e das delegacias do interior, com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Segundo a PC-AM, o aumento das prisões está ligado ao crescimento das denúncias e à intensificação das operações policiais. De janeiro a novembro, a Depca realizou 113 prisões em flagrante e cumpriu 97 mandados de prisão, além de instaurar 778 inquéritos relacionados a crimes contra crianças e adolescentes.
A delegada adjunta da Depca, Kássia Evangelista, destacou operações como a Caminhos Seguros, realizada em maio em todo o Estado, que mobilizou 238 policiais e alcançou mais de 15 mil pessoas em ações preventivas. De acordo com ela, a ampliação dessas iniciativas contribui para encorajar denúncias e fortalecer a rede de proteção às vítimas.
No interior, mais de 257 prisões por estupro de vulnerável foram registradas ao longo do ano. O diretor do DPI, delegado Paulo Mavignier, ressaltou que a Polícia Civil atua inclusive em áreas mais afastadas e reforçou que crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes não serão tolerados no Amazonas.
Além da repressão, a PC-AM informou que mantém ações de acolhimento às vítimas, em parceria com órgãos da rede de proteção, oferecendo atendimento psicológico, assistencial e jurídico de forma integrada.
ASSUNTOS: Amazonas