Compartilhe este texto

Acordo internacional de cooperação acadêmica entre UEA e Harvard é assinado

Por Portal Do Holanda

19/05/2015 16h03 — em
Amazonas



O Governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas assina em Cambridge, nos Estados Unidos, um acordo de cooperação acadêmica entre a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade de Harvard.
 
O objetivo da parceria é realizar pesquisas conjuntas, formando recursos humanos nas áreas de engenharia e controle da qualidade do ar. O acordo prevê o intercâmbio de alunos e professores entre as duas universidades, interligando Brasil e Estados Unidos.
 
De acordo como o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, a intenção é alavancar ainda mais as ações de ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. “A Fapeam, mantendo a tradição de participar de grandes eventos relacionados à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, mais uma vez se apresenta junto à comunidade para estreitar entendimentos com universidades do porte de Harvard e implementar ações envolvendo a nossa Universidade do Estado do Amazonas. O objetivo é compartilhar e trocar experiências com esta conceituada universidade, destacando que a nossa Fundação é a segunda Fap do Brasil a estabelecer esse termo de cooperação com essa conceituadíssima universidade. Então, para nós da Fapeam é motivo de júbilo participar desse processo”.

O reitor da UEA,  Cleinaldo Costa, destacou que a parceria faz parte do processo de excelência que está sendo desenvolvida na  instituição "A aproximação com Harvard, bem como o estabelecimento desta parceria, consolidam um momento histórico para o Amazonas.  Esta parceria demonstra o início de uma caminhada conjunta e o reconhecimento de todo o esforço que a Universidade realizou e continuará realizando para buscar excelência no ensino e na educação de nível superior no Amazonas".

As pesquisas terão como foco o monitoramento ambiental, a tecnologia da informação e o desenvolvimento de ferramentas computacionais para permitir a comunicação em tempo real com a rede de sensores, a visualização em sistemas de informações geográficas, que incluirá outras informações como trafego e localização de indústrias, dentre outros. Serão ainda desenvolvidos aplicativos para dispositivos móveis como tablets e smartphones para que a informação gerada pelos sensores chegue à população e aos profissionais envolvidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas