Siga o Portal do Holanda

Dia Mundial de Luta contra a Aids

Quase 2 milhões de preservativos serão distribuídos durante o dezembro vermelho no Amazonas

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, vai distribuir, gratuitamente em todo o estado, 1.673.156 unidades de preservativos masculinos e 7.550 preservativos femininos. A entrega acontece durante a campanha Dezembro Vermelho, alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º de Dezembro.

A abertura oficial da campanha acontece no dia 4 de dezembro, às 17h no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Com o slogan “Faça o teste! Viver sem dúvida é melhor”,  a campanha busca dar maior visibilidade à importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, além de incentivar práticas saudáveis para uma maior expectativa de vida.

Este ano a programação do Dezembro Vermelho contará com simpósios, palestras, oferta de testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo, além de uma caminhada de conscientização.

Durante todo o mês de dezembro, a campanha se estenderá para os demais municípios do Interior do estado, por meio de ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV e outras IST para a população.

Além da entrega de preservativos masculinos e femininos, serão distribuídas, nas ações de conscientização, mais de 13.000 unidades de material informativo, como flyers, cartazes e faixas. 

Tratamento – A rede pública de saúde em Manaus possui sete unidades, distribuídas nas diferentes zonas da cidade, para acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo seis Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados na Fundação de Medicina Tropical; Fundação Alfredo da Mata; Policlínica Doutor Antônio Comte Telles, no São José;  Policlínica Raimundo Franco de Sá, no Alvorada; Policlínica Dr. Antônio Reis, no São Lázaro; e Policlínica Cardoso Fontes, no Centro, além da  Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio  Filho, no bairro Novo Aleixo.

No interior, os municípios de Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Maués também contam com SAE. Nos demais municípios, os pacientes contam com o suporte das UBS’s e, para atendimento de alta complexidade, é encaminhado para  a FMT-HVD, unidade de referência que atende a toda demanda do estado.

Dia Mundial de Luta Contra Aids – Celebrado anualmente em 1º de Dezembro, a data tem o objetivo de sensibilizar a opinião pública para as questões relacionadas à prevenção e o controle do HIV/Aids, bem como reduzir o preconceito, a discriminação e promover o respeito e a garantia dos direitos à saúde de todas as pessoas que vivem com HIV (PVHIV).

 




Caso Dantas x Seduc: Uma denúncia inútil, uma admissão de crime premiada

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.