Pedido de doação da ONG Pata Voluntária era fraude; proprietárias são presas
As proprietárias da ONG Pata Voluntária, de Maceió, foram presas nesta sexta-feira (5) suspeitas de fraude para conseguir dinheiro dos internautas.
Ontem, o perfil no Instagram que tem 1,5 milhão se seguidores fez um apelo afirmando que a sede do Pata Voluntária havia sido roubada e que não tinha como manter os animais. “Os animais estão sem nada e não temos de onde tirar, o que tem na sede principal só dá para os animais doentes, estamos desesperadas. Por misericórdia imploramos que ajudem”, dizia o post.
Nesta quinta, as proprietárias foram até a delegacia registrar um boletim de ocorrência sobre o suposto roubo. Só que horas depois, um vídeo mostrando o local onde deveria funcionar a ONG foi postado no perfil com o aviso de que as pessoas haviam sido vítimas de um golpe. "Peço a todos que parem de doar. Infelizmente, descobrimos que não houve crime algum. Trata-se de uma fraude”, dizia a mensagem assinada pelos delegados Leonam Pinheiro, Fábio Costa e Thiago Prado.
Junto com a mensagem foi publicado um vídeo de um local abandonado, sem nenhum animal, onde deveria funcionar a ONG. Segundo o delegado Leonam Pinheiro, o grupo arrecadou cerca de R$ 77 mil somente com a vakinha online, sem contar as demais doações. As proprietárias confessaram o crime.
ASSUNTOS: abrigo de animais, fraude, Pata Voluntária, Policial