Compartilhe este texto

Vídeo de show de MC Poze na Cidade de Deus foi estopim para a prisão

Por Folha de São Paulo

29/05/2025 9h30 — em
Variedades



RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O vídeo de um show do MC Poze na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, consta no inquérito sobre apologia ao tráfico que resultou na prisão do artista nesta quinta-feira (29). Nele, Poze canta músicas que exaltam chefes do Comando Vermelho. Na plateia, um homem porta um fuzil e também filma a apresentação.

O show foi realizado em 17 de maio, dois dias antes da morte do policial civil José Antônio Lourenço, atingido por um tiro na cabeça na mesma favela, que é um dos principais redutos da facção.

Lourenço era da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), grupo que atua somente em áreas de riscos em apoio a outras unidades. O agente morto havia sido subsecretário de Ordem Pública do Rio e era diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que Poze foi preso porque "realiza shows exclusivamente em áreas dominadas pelo CV, com a presença ostensiva de traficantes com armas de grosso calibre, como fuzis, garantindo a 'segurança' do artista e do evento".

"Além disso, a investigação identificou que o repertório das músicas entoadas por ele faz clara apologia ao tráfico de drogas, ao uso ilegal de armas de fogo e incita confrontos armados entre facções rivais, o que frequentemente resulta em vítimas inocentes", acrescentou a corporação.

O advogado de Poze, Fernando Henrique Cardoso, afirmou que "essa é uma narrativa antiga e já debatida", e que irá entrar com pedido de liberdade.

PRISÃO

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Rio de Janeiro prenderam na manhã desta quinta-feira (29) o MC Poze do Rodo, investigado por apologia do crime e por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho (CV).

A prisão ocorreu no do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio.

Os policiais cumpriram mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, após evidências de que os shows realizados pelo artista são financiados pelo Comando Vermelho.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades