Compartilhe este texto

Começa 2º dia de julgamento de homem acusado de matar ator de 'Chiquititas'

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 11h45 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O segundo dia do júri de Paulo Cupertino Matias, 54, teve início às 10h32 da manhã desta sexta-feira (30). Ele é réu sob a acusação de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele em junho de 2019.

Assim que ele entrou, vestindo camisa verde de manga longa e jeans, sentou-se, sorriu para o juiz e fez um sinal de positivo.

Cupertino e o juiz Antonio Carlos Pontes de Souza mantiveram um tom amistoso no primeiro dia de julgamento. Na quinta-feira (30), sem dar detalhes, Cupertino disse que outro homem, o qual chamou de "vagabundo", era o autor do crime.

O promotor Thiago Alcocer Marin foi o primeiro a falar. Ele apresentou uma imagem de homens carregando pedras, o que foi criticado pela defesa de Cupertino, com a alegação de que não faria parte do processo. A reclamação foi ignorada pelo magistrado.

Antes, o promotor havia mencionado o fato de o réu dizer que dorme sobre uma pedra.

Marin agradeceu a presença da imprensa, que foi alvo de críticas de Cupertino. Na sequência, com a voz embargada, o promotor disse aos familiares de Rafael Miguel e seus pais que fará de tudo para que a justiça seja feita.

Marin apresentou Rafael Miguel para os jurados como o menino que fez o comercial do brócolis, "assassinado de forma covarde".

Segundo o promotor, foram 12 tiros, sendo 7 em Rafael, 3 em João Alcisio Miguel, pai do ator, e 2 em Miriam Selma Silva Miguel, a mãe.

Rafael, que atuou na novela "Chiquititas" e em comerciais, namorava com Isabela, filha de Cupertino. Ele tinha 22 anos, João Alcisio Miguel, 52, e Miriam Selma Miguel, 50.

Vanessa Tibcherani de Camargo, ex-mulher de Cupertino, abriu seu depoimento na manhã desta quinta afirmando que o réu "assassinou as três pessoas a sangue frio".

Já Cupertino afirmou que sua sentença está pronta, mas disse não ser o responsável pelo crime.

O CRIME

Rafael interpretou o personagem Paçoca na novela infantil "Chiquititas", exibida pelo SBT. Ele e seus pais foram mortos a tiros na tarde de domingo 9 de junho quando iriam visitar a namorada do artista —filha de Cupertino.

Segundo o boletim registrado pela polícia, os três foram até a casa da namorada para conversar com o pai dela sobre o namoro, por volta das 14h. As vítimas foram recebidas pela mãe e pela jovem.

Logo depois, Cupertino teria chegado com uma arma e, em seguida, atirado contra as três vítimas, que aguardavam no portão da casa. Todos morreram no local.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades