Perfume para deixar vagina perfumada pode prejudicar a saúde íntima
Um produto anuncia que pode reequilibrar o pH vaginal após a relação sexual e acabar com o "mal cheiro" da vagina. É dessa forma que os supositórios de ácido bórico viraram febre no TikTok. A ginecologista e obstetra Laura Lúcia, explica que a mulher tem bactérias na vagina que fazem parte da proteção e que o órgão tem função "autolimpante" e não precisa ser lavado, a limpeza deve ser feita na vulva (a parte de fora).
A ginecologista é dona de um canal sobre saúde da mulher no Youtube, e alerta que produtos químicos perfumados não devem ser usados em regiões de mucosa e semi-mucosa, porque podem alterar a microbiota de defesa. "Use somente na virilha e no máximo nos pequenos lábios". É importante entender que a vagina tem cheiro, e como o pH vaginal é ácido, o odor é normal. Apenas quando o odor é muito forte, é que pode indicar uma infecção", explicou.
Ela explica que cheirar é um ato cultural, social e sexual. "Como ginecologista eu faço a seguinte pergunta: por que você quer usar esse produto? porque quer mascarar algum mau odor, ou porque você não gosta do odor característico da região íntima? Determinadas regiões do corpo tem cheiros característicos que são fisiológicos e naturais", apontou
"Os maus odores tem várias causas que incluem má higiene pessoal, transpiração excessiva, níveis hormonais, condições da temperatura e umidade do clima, alimentos ingeridos durante o dia como cebola, alho, pimenta e excesso de bebida alcoólica", disse.
A médica explica que quando os odores incomodam é importante procurar o ginecologista para tratar a causa desse desequilíbrio."Para ter vaginas e vulvas saudáveis precisamos que elas estejam ácidas, sequinhas e ventiladas. Dormir sem calcinha e evitar calças jeans", concluiu.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar