Entenda as diferenças entre febre amarela, dengue, zika e chicungunha
Em meio à crescente preocupação da população fluminense com um surto de febre amarela no estado, impulsionada pelos recentes registros de casos suspeitos da doença e pela decisão do governo estadual de vacinar 12 milhões de pessoas até o fim do ano, a atenção com os sintomas, cujo primeiro surto no Brasil este ano ocorreu em Minas Gerais, é crescente. Contudo, por conta da semelhança de alguns dos sintomas da febre amarela com os da dengue, do vírus zika e da chicungunha, é preciso estar atento às principais diferenças entre elas.
Embora seja mais comum em áreas silvestres, onde é transmitida pelos mosquitos e a febre amarela também pode ter surtos em áreas urbanas, onde o vetor da doença é o , mesmo vetor da dengue, do zika e da chicungunha. Ente os sintomas em comum, estão a febre e as dores no corpo. Porém, o sintoma mais característico da febre amarela é a icterícia, que deixa e pele e as mucosas amareladas. Na fase inicial, a febre amarela a perda de apetite, náuseas e vômito. Em caso de agravamento da doença, também ocorre o surgimento de dores abdominais, sangramento da boca, nariz e olhos, além de fortes dores abdominais, afetando órgãos como estômago, fígado e rins.
— A febre amarela pode ser confundida com a dengue, que tem a febre hemorrágica e com outras doenças, como Zika, malária, gripe, hepatite. Dor é outro exemplo. São sinais e sintomas que você não consegue diferenciar. Mas tem características só da febre amarela, como a ictericia. Que talvez voce só veja na leptospirose e na malária — destaca o especialista em doenças infecciosas Delson Silva, professor da Uerj e pesquisador da FioCruz.
Transmitida pelo mosquito , a dengue comum tem como principais sintomas a febre e dores atrás dos olhos, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. Já a dengue hemorrágica, tipo mais letal da doença, provoca sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração e fortes dores abdominais, além de confusão mental, boca seca e sede.
Tem como sintomas mais característicos a febre, coceira pelo corpo, o surgimento de manchas vermelhas na pele, dor nos ossos e articulações, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. O vírus costuma permanecer no organismo de três a sete dias, geralmente sem complicações mais graves. Além da transmissão por meio do , o zika também pode ser passada de mãe para filho, por transplante de órgãos e medula óssea, transfusão sanguínea ou via sexual.
Também transmitida pelo e com sintomas bastante similares aos do zika, como a febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, a febre chicungunha também provoca náusea nas pessoas infectadas pela doença. No caso da chicungunha, a dor nas articulações costumam ser mais intensas, principalmente nos tornozelos e punhos. Nos primeiros dias, a doença provoca febres repentinas acima de 38,5º e artrite aguda.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar