Empresa lança anticoncepcional para homens com efeito de até dez anos
O uso de anticoncepcionais como a pílula mudou, definitivamente, a vida sexual das pessoas, porém criou uma cultura em que a responsabilidade de gravidez indesejada cai sobre a mulher. Agora, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos diz ter desenvolvido uma alternativa.
O produto desenvolvido se chama Vasalgel, um anticoncepcional masculino, sem uso de hormônios e que é aplicado com uma única injeção no canal deferente. Uma gota de gel é injetada (um polímero) que bloqueia a passagem dos espermatozóides. Caso o homem queira interromper o método, basta a aplicação de bicarbonato de sódio para dissolver o gel. O Vasalgel é desenvolvido pela Fundação Parsemus, desde 2010, e a empresa procura investidores para seguir com suas pesquisas.
De acordo com a Parsemus, 12 meses de estudos com coelhos demonstraram que não foram encontrados espermatozóides a partir da segunda amostra de sêmen em diante. A empresa espera que o Vasalgel seja uma alternativa à vasectomia e planeja realizar o primeiro teste cliníco entre 2015 e 2016. A empresa alega que tem dificuldades em arrumar investidores, pois o Vasalgel poderia abalar o rentável mercado dos anticoncepcionais femininos.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar