Com Covid-19 em alta, por quanto tempo é preciso ficar isolado?
Com a nova onda da Covid-19 após alguns meses de redução de casos, muitas pessoas infectadas não sabem como proceder para evitar o contágio de pessoas próximas. O isolamento para infectados ainda é orientado por autoridades sanitárias para evitar a circulação do vírus. O tempo pode variar dependendo de fatores como sintomas e resultados negativos, mas o período oficial é de 10 dias, podendo ser encurtado para 5.
O paciente deve iniciar o isolamento imediatamente após o resultado positivo ou identificação de sintomas gripais. No 10º dia ele está liberado sem a necessidade de um teste negativo, desde que não tenha sentido febre há pelo menos 24, sem sintomas respiratórios ou uso de antitérmicos. Se os sintomas persistirem, é preciso esperar até permanecer um dia completo sem eles para deixar o isolamento.
No caso dos sintomas respiratórios começarem a diminuir no 6º dia de isolamento, e o paciente chegue ao 7º dia há 24h sem sintomas, o paciente vai ser liberado sem a necessidade de teste. Também é possível ser liberado no 5º dia caso o paciente já esteja sem sintomas há pelo menos 24h, mas nesse caso ele precisa obrigatoriamente fazer um segundo teste e, somente com o resultado negativo, poderá deixar o isolamento.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar