Trinta e quatro pessoas são presas por crimes contra crianças durante operação no Amazonas

Manaus/AM - Trinta e quatro pessoas foram presas por crimes contra crianças e adolescentes no Amazonas, nesta quinta-feira (15), durante o dia D, da Operação Caminhos Seguros, deflagrada em conjunto entre as Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e ocorre em todos os estados do Brasil. A ação começou no final do mês de abril e deve se estender durante todo o mês de maio.
"Nós tivemos envolvidos diretamente na regulação com as delegacias do interior, e de outros estados também, com alguns levantamentos realizados aqui em Manaus, contribuímos diretamente com a prisão de 18 pessoas. Hoje foi concluída a prisão de 34 pessoas de cumprimento de mandado. Inclusive, um dos alvos é ate envolvido em homicídio", diz o delegado Fábio Aly.
Alguns dos presos já tinham sentenças condenatórias que foram cumpridas pelas equipes. Conforme a polícia, houveram prisões tanto em Manaus como em municípios do interior, ao menos dois foragidos de outro estado também foram capturados na operação.
"E o diferencial dessa operação é que foi feito um levantamento integrado, mas a nossa delegacia não apenas consultou a base de dados aqui de Manaus, como buscamos no interior. E com isso conseguimos a prisão de sete pessoas do interior que estavam aqui em Manaus e dois foragidos de Rio Branco", destaca Aly.
Foragidos do Amazonas também foram presos em estados como Pará, Maranhão, Rondônia e São Paulo. De acordo com a delegada Juliana Tuma, desde que a operação começou, já foram presas 80 pessoas envolvidas em crimes contra crianças e adolescentes.
"É importante destacar que essas prisões até agora, como já foi dito, o balanço parcial, nós temos o balanço parcial do Estado do Amazonas mais de 80 prisões. O número específico demonstra e reafirma o compromisso da Polícia Civil do Estado do Amazonas e das forças de segurança e dos atores da rede com o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes".
Ela lembra que além das prisões, a polícia também realiza campanhas de conscientização nas escolas, barcos, semáforos, além de promover ações preventivas e de sensibilização no enfrentamento não só de crimes sexuais contra menores, como também de crimes de outras naturezas como maus-tratos, exploração e etc.
O delegado Fábio Aly lembra que denúncias sobre foragidos podem ser feitas por meio de WhatsApp 3667-7727. O disque 100 e o número 181 também recebem denúncias sobre criminosos.

ASSUNTOS: Policial