Polícia zera roubos à rotas do Distrito Industrial após criação de núcleos especializados
Manaus/AM - O Amazonas registrou 48 dias sem ocorrências de roubos nas rotas do Distrito Industrial. O marco foi alcançado graças ao apoio no policiamento e à atuação dos Núcleos de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) e de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), criados em 2024 pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Com a criação desses núcleos, os inquéritos a ter mais agilidade processual, resultando na prisão de cerca de 50 suspeitos e na desarticulação de oito quadrilhas especializadas em roubos de ônibus. O delegado Charles Araújo, coordenador do NURRC, destacou que as ações reduziram significativamente os crimes na região.
"Conseguimos comprovar que existiam quadrilhas especializadas para esses tipos de crime e tirar cada uma delas de circulação. Nos últimos 118 dias, tivemos também apenas duas ocorrências. Uma redução muito grande, que permite que a gente devolva a sensação de segurança para a população", destacou o titular do Nurrc, delegado Charles Araújo.
Já o NIRC, liderado pelo delegado Bruno Hitotuzi, tem atuado na recuperação de celulares roubados e na identificação de receptores, desestimulando o mercado ilegal.
"O trabalho do Nirc desvaloriza a comercialização dos celulares roubados, porque os receptadores acabam sendo identificados e respondem criminalmente por isso. Todo mundo está ciente que, se comprar celular roubado, pode ser identificado pelo RecuperaFone e perder esse aparelho também", disse o coordenador do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi.
A Operação Rota Segura, com policiamento reforçado, também contribuiu para a queda nos índices de criminalidade. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, ressaltou que a formação de mil novos policiais, no final de 2023, permitiu a redistribuição do efetivo para áreas mais críticas. “A readequação das tropas possibilitou uma atuação mais estratégica nos horários e locais com maior incidência de crimes”, afirmou.
ASSUNTOS: Policial