Operação mira oficinas em Manacapuru e Coari para achar motos roubadas
Manaus/AM - A polícia recuperou 32 motocicletas roubadas em Manaus e levadas para o interior do Amazonas. A entrega dos bens começou a ser feita nesta terça-feira (8) e segundo a polícia, outras ações estão em andamento para reaver outros veículos.
O delegado Rodrigo Barreto explica que o líder de uma organização criminosa que ordenou a maioria dos roubos já está preso e a polícia está no encalço de outros integrantes do grupo.
"Há uma rede que está por trás desse grupo, o líder atualmente está preso, com três mandados de prisão preventiva. Ele foi preso em março desse ano, a gente sabe que ele é responsável pela Calha do Madeira, então falta irmos em alguns municípios na Calha do Madeira. E tem outros responsáveis que vão para o Baixo Amazonas e do Alto Solimões".
Entre os alvos das operações da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos estão oficinas mecânicas, onde motos são constantemente identificadas e recuperadas.
"O mecânico em si, ele é um prestador de serviço e quando ele recebe a motocicleta para fazer um reparo, ele não pede documentação. Então ele não tem conhecimento se a moto está adulterada ou não. E aí nosso trabalho é exitoso porque sempre a gente vai é nas oficinas, a gente até brinca que é pescaria em aquário, porque ali naquele local sempre encontramos motocicleta irregular. E depois a gente entra em contato com possível possuidor e noticia que aquela moto tem sinal de adulteração".
Entre os bens recuperados nesta operação, que já é a sétima do ano, estão motos roubadas há 10 anos e também levadas recentemente. Todos os proprietários estão sendo comunicados e devem comparecer na delegacia com a documentação obrigatória a fim de reaver o mesmo.
"No primeiro passo a gente liga para pessoa, marca a data, como de hoje, pede para vir munido de documentos, se for o proprietário. E também comunicamos a pessoa que fez o BO, nem sempre quem faz o BO é quem é o proprietário, então a gente pede que arranje, que o possuidor, que foi na época vítima do roubo ou furto, ele consiga algo do proprietário ou traga o proprietário. No último caso, se a se a pessoa não atender, a gente notifica. E no último caso, procura parentes. Então, todo o esforço é feito para devolver as motos", ressalta Barreto.
Veja também
ASSUNTOS: Policial