Funai exige afastamento de policiais suspeitos de estupro de indígena no Amazonas
Manaus/AM – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) exigiu o afastamento imediato de policiais suspeitos de estuprar uma mulher indígena, de 29 anos, dentro de uma delegacia em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas.
A vítima alega ter sofrido abusos por nove meses enquanto estava presa com seu filho recém-nascido, a partir de novembro de 2022, quando os abusos teriam começado, inclusive durante a amamentação.
A Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE/Funai) oficiou a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, solicitando o afastamento dos agentes mencionados pela vítima à Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). A Funai também pediu acesso a processos administrativos e judiciais relacionados ao caso, confirmando que a mulher possui advogado.
Em junho deste ano, representantes da fundação visitaram a indígena na unidade prisional para acompanhar sua situação e a do filho. O caso também foi encaminhado ao Ministério das Mulheres, que pediu medidas protetivas e articulação de ações preventivas, diante de relatos de outros abusos semelhantes na mesma delegacia.
Veja também
ASSUNTOS: Policial