Compartilhe este texto

Boletim aponta aumento da cota dos rios Negro, Solimões e Madeira

Por Portal Do Holanda

07/01/2019 17h13 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Dados de boletins hidrometeorológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apontam um aumento significativo no nível dos rios Negro, Solimões e Madeira em 2019. Na primeira semana do ano, entre os dias 1º e 7, os níveis dos rios apresentaram crescimento e estão acima da cota, em comparação ao mesmo período em 2018.

Segundo o boletim, em Manaus, o rio Negro subiu 49 centímetros e está 206 cm acima em comparação ao mesmo período do ano passado. Em Manacapuru, o rio Solimões teve crescimento de 41 cm e está 190 cm acima do nível registrado em 2018. Já o rio Madeira, em Humaitá, subiu 20 cm e está 149 cm acima em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o assessor de Recursos Hídricos da Sema, José Carlos Monteiro de Souza, as cotas dos rios neste mês estão acima das curvas de permanência de 5% diário. "Isto é motivado pelo aumento das chuvas nas calhas dos rios Purus, Madeira, Juruá e Negro, que estão com nível das águas considerados altos para o período, mas ainda não é possível afirmar se teremos uma grande cheia neste ano. Continuaremos analisando os dados pelos próximos meses", disse.

Análise diária – O Governo do Amazonas passou a divulgar, em 2018, boletins hidrometeorológicos diários de alertas de precipitação de chuvas, cheia e vazante dos rios Negro, Amazonas, Solimões, Purus, Juruá e Madeira no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) (www.meioambiente.am.gov.br).

O monitoramento é um dos importantes suportes técnicos de prevenção de eventos críticos, como inundações, secas e tempestades. O trabalho faz parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) firmado pela ANA com o Governo do Amazonas e conta com uma série de recursos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cheia, cotas, rios, Amazonas

+ Amazonas