Compartilhe este texto

EUA enviam caças a Porto Rico e ampliam pressão militar no Caribe

Por Portal Do Holanda

28/11/2025 20h55 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Facebook USS Gerald R. Ford

Seis aviões de ataque AV-8B Harrier II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos pousaram nesta sexta-feira (28) na antiga base naval de Roosevelt Roads, em Ceiba, Porto Rico. A movimentação reforça a presença militar norte-americana no Caribe em um momento de crescente tensão regional.

De acordo com autoridades dos EUA, o envio das aeronaves faz parte da estratégia da Casa Branca de aproximar forças militares da Venezuela. A medida ocorre em meio ao agravamento das relações entre o governo de Donald Trump e o regime de Nicolás Maduro, acompanhado de temores sobre uma possível escalada ou incursão no país sul-americano.

Na quinta-feira (27), Trump afirmou que o governo tomaria ações “muito em breve” para conter supostos traficantes de drogas venezuelanos por terra. O Ministério das Comunicações da Venezuela, por sua vez, não respondeu a pedidos de posicionamento sobre os novos deslocamentos militares. Enquanto isso, autoridades americanas têm reforçado a narrativa de operações antidrogas como justificativa para o movimento no Caribe.

Ainda nesta semana, o principal conselheiro militar de Trump, Dan Caine, visitou Porto Rico durante o que vem sendo descrito como um dos maiores destacamentos navais dos EUA na região em décadas. Caine reuniu-se com tropas na ilha e a bordo de um navio de guerra, destacando o aumento das tensões e a preocupação crescente de Washington com as atividades venezuelanas no Caribe.

Nesta sexta-feira (28), o The New York Times afirmou que o presidente Trump conversou, via ligação, com o presidente da Venezuela, Maduro. Segundo fontes, eles discutiram a possibilidade de um encontro nos Estados Unidos, embora nada esteja agendado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo