Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Indígenas fazem protesto contra indicações políticas em órgãos da categoria

Publicado

em

Coronavírus já pode estar dentro de casa


Lábrea|AM - Na manhã desta terça-feira (19) indígenas fizeram uma manifestação em protesto ao atual coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do médio Purus, Carlos Galvão.

Segundo os índios, o atual gestor é uma indicação política, o que contraria a vontade da categoria que preferia o coordenador anterior, Jeferson Nepumuceno Caldas. Eles dizem que o homem tinha um bom relacionamento com os indígenas do médio Purus.

Participaram da manifestação indígenas das etnias apurinã, paumari, jamamadi, kocama, karipuna, Deni e banawa. Os índios foram representados pela Federação das Organizações e Comunidades Indígenas (Focimp) e Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) no protesto.

A categoria também reivindica melhorias nos atendimentos de saúde aos indígenas. De acordo com representantes de aldeias, há um descaso por parte das autoridades em toda a região do médio Purus, o que inclui além de Lábrea os municípios de Canutama e Tapauá.

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.