Credenciamento de estacionamento especial é oferecido a idosos nesta sexta em Manaus
Idosos e pessoas com deficiência poderão, nesta sexta-feira (9) no Parque Municipal do Idoso, obter a credencial que autoriza o estacionamento em vagas especiais emitida pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).
O serviço é gratuito e será disponibilizado durante a abertura da programação da Prefeitura de Manaus no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, promovido pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT).
O stand do Manaustrans que oferece o serviço funcionará das 8h às 12h. O documento é entregue imediatamente após a solicitação. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes.
Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados os mesmos documentos e também laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.
Estacionar em vaga especial sem credencial é multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, com 07 pontos na CNH.
“Combate à Violência na Família”
Na última quarta-feira, 7/6, a Prefeitura de Manaus iniciou a campanha “Combate à Violência na Família”, que segue até o dia 23 de junho, como parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).
Na ação desta sexta-feira, o objetivo é oferecer serviços sociais e de saúde à população idosa de Manaus, como corte de cabelo, manicure, pedicure, atendimentos médicos, carreta da Uniodonto, serviços farmacêuticos, aferição de glicemia, massoterapia, nutrição com degustação de suplementos e vitaminas, aferição de pressão.
A Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realiza os serviços de inscrição no cadastro único. Além disso, o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), da FDT, estará repassando orientações aos idosos e seus familiares sobre o processo de envelhecimento, prevenção e tratamento de doenças mais comuns na terceira idade e sobre os direitos dos idosos.
Veja também
ASSUNTOS: Fundação Doutor Thomas, Manaustrans, parque do idoso, Amazonas