Veja perfil criminal dos mortos do Amazonas e de outros estados na operação no Rio
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes de 115 mortos durante a Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Com um total de 121 vítimas fatais (sendo 117 suspeitos e 4 policiais), a ação se tornou a mais letal da história do Brasil, superando o Massacre do Carandiru em 1992 (111 mortos).
Dois corpos de suspeitos ainda aguardavam identificação na data da divulgação.
Perfil dos mortos: amazonenses em destaque
Dos 115 mortos identificados, vários eram de outros estados. Entre eles, nove tinham origem no Amazonas ou possuíam registros criminais no estado.
Os amazonenses ou com registros criminais no Amazonas identificados são:
DOUGLAS CONCEIÇÃO DE SOUZA, 32 – Líder do tráfico no bairro Tancredo Neves, em Manaus, tinha três anotações criminais e um mandado de prisão ativo.
FRANCISCO MACHADO DOS SANTOS, 39 – Tinha histórico criminal por furto, roubo e homicídio no Amazonas e dois mandados de prisão em aberto.
FRANCISCO MYLLER MOREIRA DA CUNHA, 32 – Apontado como liderança do CV no Amazonas, tinha uma anotação criminal por homicídio no estado, sete procedimentos por tráfico e porte de arma, além de um mandado de prisão ativo.
JORGE SANTOS DOS ANJOS, 29 – Tinha anotações criminais por tráfico e homicídio no Amazonas, além de um mandado de prisão ativo.
WALDEMAR RIBEIRO SARAIVA, 21 – Tinha anotação criminal no Amazonas por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
HITO JOSÉ PEREIRA BASTOS, 31 – Tinha uma anotação criminal por associação ao tráfico e quatro procedimentos policiais no Amazonas e no Pará.
Abaixo, a lista dos demais suspeitos mortos identificados, em ordem alfabética. A maioria apresentava histórico criminal e/ou ligações com o tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil.
ADAILTON BRUNO SCHMITZ DA SILVA, 35 – Tinha cinco anotações criminais e mandado de prisão ativo.
ADAN PABLO ALVES DE OLIVEIRA, 28 – Tinha pena de 16 anos a cumprir por crime doloso contra a vida, em Goiás, onde era liderança do CV, e mandado de prisão em aberto.
ALEILSON DA CUNHA LUZ JUNIOR, 26 – Tinha três registros de ocorrência como menor infrator.
ALESSANDRO ALVES DE SOUZA, 32 – Tinha duas anotações criminais e análise de redes sociais aponta envolvimento com o tráfico.
ALESSANDRO ALVES SILVA, 19 – Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
ALESSANDRO MARTINS MOREIRA DE OLIVEIRA, 25 – Tinha anotação criminal por associação ao tráfico e mandado de prisão ativo.
ANDERSON DA SILVA SEVERO, 38 – Tinha 15 anotações criminais, era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
ANDRÉ LUIZ FERREIRA MENDES JUNIOR, 23 – Tinha uma anotação criminal, e mandado de prisão ativo por organização criminosa.
ARLEN JOÃO DE ALMEIDA, 30 – Tinha processos por roubo e resistência. Atuava em cidades do Pará e tinha mandado de recaptura em aberto.
BRENDON CÉSAR DA SILVA SOUZA, 25 – Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em 11 ocorrências.
BRUNO ALMEIDA DE OLIVEIRA, 24 – Tinha histórico criminal por posse de arma e tráfico de drogas na Bahia, além de mandado de prisão ativo.
BRUNO CORREA DA COSTA, 30 – Tinha processos e procedimentos policiais por tráfico de drogas no Pará, e três mandados de prisão ativos.
BRUNO DOS SANTOS RAIMUNDO, 37 – Foragido desde 2016, respondia por receptação, tráfico, corrupção de menores e homicídio, com mandado de prisão ativo.
CARLOS EDUARDO SANTOS FELÍCIO, 21 – Sem antecedentes criminais.
CARLOS HENRIQUE CASTRO SOARES DA SILVA, 27 – Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em quatro registros de ocorrência.
CAUÃN FERNANDES DO CARMO SOARES, 19 – Sem antecedentes criminais, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
CÉLIO GUIMARÃES JÚNIOR, 29 – Apreendido em 2012 por fato análogo ao crime de associação para o tráfico de drogas.
CLEIDESON SILVA DA CUNHA – Tinha anotações criminais por homicídio, tráfico e roubo qualificado, além de três mandados de prisão.
CLEITON CESAR DIAS MELLO, 33 – Tinha histórico criminal em Goiás por tráfico, porte ilegal de arma, receptação, e mandado de prisão ativo.
CLEITON SOUZA DA SILVA, 31 – Tinha anotação criminal no Amazonas e um mandado de prisão ativo.
CLEITON SOUZA DA SILVA, 33 – Apontado como gerente do tráfico na Favela do Lixo, em Cabo Frio, tinha seis anotações criminais e era foragido.
CLEYS BANDEIRA DA SILVA, 26 – Tinha anotação criminal por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
DANILO FERREIRA DO AMOR DIVINO, 38 – Apontado como liderança do CV em Feira de Santana, na Bahia, tinha uma anotação criminal.
DIEGO DOS SANTOS MUNIZ, 28 – Aparecia como autor ou envolvido em registro de homicídio no Espírito Santo.
DIOGO GARCEZ SANTOS SILVA, 31 – Apontado como líder do CV em Feira de Santana, Bahia, e com influência na Penha, no Rio.
DIOGO SOUZA NUNES, 21 – Tinha anotação criminal por furto.
DOUGLAS HENRIQUE SIMÕES DA COSTA – Tinha anotação criminal por associação ao tráfico, tráfico e roubo.
EDER ALVES DE SOUZA, 37 – Tinha histórico criminal em Goiás por porte de arma, tráfico, corrupção ativa e uso de documento falso. Tinha mandado de prisão ativo.
EDIONE DOS SANTOS DIAS, 35 – Tinha quatro anotações criminais e aparecia como autor em quatro procedimentos policiais.
EDSON DE MAGALHÃES PINTO, 21 – Tinha procedimento policial por homicídio qualificado (investigado por matar um PM) e mandado de prisão ativo.
ELIEL CASTRO DE JESUS, 25 – Tinha registros criminais por lesão corporal e tráfico, além de um mandado de prisão ativo.
EMERSON PEREIRA SOLIDADE, 27 – Apontado como líder de organização criminosa em Jacinto, Minas Gerais, tinha passagens por vários crimes e dois mandados de prisão ativos.
ERICK VIEIRA DE PAIVA, 21 – Tinha anotação criminal por homicídio e ameaça, no Distrito Federal, e era monitorado eletronicamente.
EVANDRO DA SILVA MACHADO, 38 – Tinha três anotações criminais por tráfico, receptação, roubo e porte ilegal, e um mandado de prisão ativo.
FABIAN ALVES MARTINS, 22 – Tinha histórico criminal no Espírito Santo, e três mandados de prisão ativos.
FABIANO MARTINS AMANCIO, 28 – Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em quatro ocorrências. Foi preso em 2014 e libertado em 2018.
FABIO FRANCISCO SANTANA SALES, 36 – Apontado como liderança do CV em Feira de Santana, na Bahia.
FABRICIO DOS SANTOS DA SILVA, 23 – Tinha uma ocorrência por receptação.
FELIPE DA SILVA, 32 – Tinha três anotações criminais, era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS, 29 – Liderança do CV em Goiás, considerado de alta periculosidade e com mandado de prisão ativo.
FRANCISCO NATANIEL ALVES GONÇALVES, 48 – Tinha sete anotações criminais e mandado de prisão ativo.
FRANCISCO TEIXEIRA PARENTE, 30 – Respondia a processo por organização criminosa e tinha três mandados de prisão ativos.
GABRIEL LEMOS VASCONCELOS, 23 – Sem antecedentes criminais.
GILBERTO NASCIMENTO DA ROCHA, 31 – Tinha anotação criminal por homicídio, roubo e tráfico de drogas no Pará, e um mandado de recaptura.
GUSTAVO SOUZA DE OLIVEIRA, 24 – Tinha três registros de ocorrência como adolescente infrator.
HERCULES SALLES DE LIMA, 24 – Sem antecedentes ou registros de ocorrências.
JEAN ALEX SANTOS CAMPOS, 17 – Tinha registro como adolescente infrator por ato análogo à associação para o tráfico, e um mandado de busca e apreensão ativo.
JEANDERSON BISMARQUE SOARES DE ALMEIDA, 33 – Tinha antecedentes por porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes e ameaça a agente de segurança pública.
JONAS DE AZEREDO VIEIRA, 29 – Foragido desde 2023, tinha anotação criminal por homicídio qualificado e mandado de prisão pendente.
JONATHA DANIEL BARROS DA SILVA, 18 – Tinha duas ocorrências e nove procedimentos no Pará por roubo, extorsão, tráfico e homicídio qualificado.
JORGE BENEDITO CORREA BARBOSA, 54 – Era condenado por roubo.
JOSÉ PAULO NASCIMENTO FERNANDES, 34 – Tinha 11 anotações criminais, era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
JOSIGLEDSON DE FREITAS SILVA, 34 – Tinha procedimentos policiais em Fortaleza por tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e organização criminosa. Tinha um mandado de prisão ativo.
JÔNATAS FERREIRA SANTOS, 37 – Indiciado por homicídios na Bahia, tinha mandado de prisão ativo.
JUAN MARCIEL PINHO DE SOUZA, 20 – Sem antecedentes, mas análises de redes sociais demonstram envolvimento com tráfico de drogas.
KAUÃ DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA, 18 – Sem antecedentes.
KAUÃ TEIXEIRA DOS SANTOS, 18 – Sem antecedentes criminais, tinha cinco procedimentos policiais como adolescente infrator.
KEVEN VINICIUS SOUSA RAMOS, 25 – Tinha anotações criminais por tráfico, receptação e posse de arma de fogo. Era faccionado e tinha mandado de prisão ativo.
KLEBER IZAIAS DOS SANTOS, 31 – Tinha anotações criminais por roubo no Pará e um mandado de prisão ativo.
LEONARDO FERNANDES DA ROCHA, 35 – Tinha nove anotações criminais por diversos crimes e mandado de prisão ativo.
LUAN CARLOS DIAS PASTANA, 35 – Tinha registros por homicídio e tráfico no Pará. Era faccionado, foragido e tinha dois mandados de prisão ativos.
LUAN CARLOS MARCOLINO DE ALCÂNTARA, 24 – Integrante do CV no Ceará, tinha quatro anotações criminais e três mandados de prisão ativos.
LUCAS ALVES ARAUJO, 31 – Tinha duas anotações criminais em Goiás, era faccionado e tinha um mandado de prisão ativo.
LUCAS DA CONCEIÇÃO, 19 – Apontado como liderança do CV no Maranhão, tinha anotação criminal por porte de arma e receptação, e dois mandados de prisão ativos.
LUCAS DA SILVA LIMA, 29 – Tinha oito registros de ocorrências no Pará, a maioria por tráfico, e mandado de prisão ativo.
LUCAS GUEDES MARQUES, 28 – Tinha duas anotações criminais e mandado de prisão ativo.
LUCIANO RAMOS SILVA, 32 – Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em dois registros de ocorrência.
LUIZ CARLOS DE JESUS ANDRADE, 23 – Tinha mandado de prisão ativo na Bahia.
LUIZ CLAUDIO DA SILVA SANTOS, 28 – Sem antecedentes criminais.
LUIZ EDUARDO DA SILVA MATTOS, 21 – Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstram envolvimento com o tráfico.
MAICON PYTERSON DA SILVA, 28 – Tinha cinco anotações criminais e figurava como autor em sete registros de ocorrência.
MAICON THOMAZ VILELA DA SILVA, 31 – Tinha quatro anotações criminais e era foragido, com mandado de recaptura pendente.
MARCIO DA SILVA DE JESUS, 22 – Tinha uma anotação criminal, figura como autor em procedimento policial e passagem por tráfico de drogas, quando menor.
MARCOS ADRIANO AZEVEDO DE ALMEIDA, 32 – Tinha seis anotações criminais, era foragido e tinha mandado de recaptura ativo.
MARCOS ANTONIO SILVA JUNIOR, 25 – Sem antecedentes.
MARCOS AURÉLIO AMARAL CARREIRA, 27 – Tinha anotação criminal por lesão corporal no Pará.
MARCOS VINICIUS DA SILVA LIMA, 27 – Apontado como liderança do CV em Itaberaí, centro de Goiânia, tinha mandado de prisão ativo.
MARLLON DE MELO FELISBERTO, 28 – Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em oito registros de ocorrência.
MAXWEL ARAÚJO ZACARIAS, 38 – Tinha dez anotações criminais e mandado de prisão ativo.
MICHEL MENDES PEÇANHA, 14 – Era investigado por fato análogo a estupro de vulnerável. Análise de redes sociais demonstram envolvimento com o tráfico.
NAILSON MIRANDA DA SILVA, 27 – Tinha três anotações criminais por roubo e homicídio, no Pará.
NELSON SOARES DOS REIS CAMPOS, 27 – Tinha duas anotações criminais e mandado de prisão pendente.
RAFAEL CORREA DA COSTA, 37 – Apontado como liderança do CV na cidade de Abaetetuba, no Pará, tinha cinco mandados de prisão ativos.
RAFAEL DE MORAES SILVA, 31 – Sem informações.
RICARDO AQUINO DOS SANTOS, 22 – Tinha histórico criminal na Bahia e dois mandados de prisão ativos.
RICHARD SOUZA DOS SANTOS, 20 – Tinha duas anotações criminais e foi libertado em outubro de 2024.
ROBSON DA SILVA MONTEIRO, 27 – Tinha anotações criminais por roubo, tráfico e homicídio no Pará, além de mandado de prisão ativo.
RODOLFO PANTOJA DA SILVA, 28 – Tinha uma anotação criminal por tráfico em Santa Catarina.
RONALD OLIVEIRA RICARDO, 24 – Sem antecedentes.
RONALDO JULIÃO DA SILVA, 46 – Sem antecedentes ou registros de ocorrência.
RUBENS LOURENÇO DOS SANTOS, 38 – Apontado como integrante do CV com atuação no sul da Bahia. Tinha um mandado de prisão e outro de recaptura.
TARCISIO DA SILVA CARVALHO, 30 – Tinha anotações criminais por roubo, tráfico e homicídio na Bahia.
TIAGO NEVES REIS, 26 – Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
VANDERLEY SILVA BORGES, 28 – Tinha duas anotações criminais por tráfico de drogas, quatro mandados de prisão ativos e era membro da facção.
VICTOR HUGO RANGEL DE OLIVEIRA, 25 – Tinha 13 anotações criminais e quatro mandados de prisão pendentes.
VITOR EDNILSON MARTINS, 25 – Tinha quatro anotações criminais por homicídio, tráfico e estupro, no Pará.
WAGNER NUNES SANTANA, 33 – Tinha duas anotações criminais e um mandado de prisão ativo.
WALLACE BARATA PIMENTEL, 27 – Respondia pelo homicídio de dois policiais no Pará. Era faccionado e tinha três mandados de prisão ativos.
WELLINGSON DE SENA DOS SANTOS, 20 – Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
WELLINGTON BRITO DOS SANTOS, 20 – Tinha cinco procedimentos policiais como adolescente infrator por porte ilegal de arma, roubo e apreensão de munições e granadas.
WELLINGTON SANTOS DE JESUS, 29 – Tinha anotações criminais por envolvimento com tráfico na Bahia e integrava célula do CV na cidade de Eunápolis.
WENDEL FRANCISCO DOS SANTOS, 24 – Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra possível envolvimento com o tráfico.
WESLEY MARTINS E SILVA, 27 – Tinha uma anotação criminal por tráfico e era apontado como liderança do CV no Pará.
WILLIAM DOS SANTOS BARBOSA, 20 – Tinha anotações criminais por homicídio e porte de drogas na Bahia. Tinha um mandado de prisão ativo.
WILLIAN BOTELHO DE FREITAS BORGES, 23 – Tinha uma anotação criminal e aparecia como autor em três registros policiais.
YAGO RAVEL RODRIGUES ROSARIO, 27 – Sem antecedente criminal, mas análise de rede social demonstra envolvimento com o tráfico.
YAN DOS SANTOS FERNANDES, 20 – Sem antecedentes criminais, mas análise de redes sociais demonstra possível envolvimento com o tráfico de drogas.
YURE CARLOS MOTHÉ SOBRAL PALOMO, 23 – Tinha uma anotação criminal. Análise de rede social demonstram envolvimento com o tráfico.
YURI DOS SANTOS BARRETO, 22 – Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em três ocorrências, em uma delas estava com granadas.
Suposto recado do Comando Vermelho causa temor em manauaras após operação no Rio
Imagens inéditas mostram troca de tiros entre policiais e CV no Rio; vídeo
Traficante do CV decapitado durante ação no Rio ostentava luxo e armas nas redes sociais
Denúncia que motivou operação no Rio usou mensagens de WhatsApp como prova
‘Loirinho’, morto em operação no Rio, foi preso por participar de homicídio em Manaus
‘Chico Rato’, morto em operação no Rio, foi condenado por matar irmãos em Manaus
Líder do CV em Manaus morto em megaoperação participou de execução brutal no Valparaíso, relembre
Saiba quem são os amazonenses mortos em operação contra o CV no RJ
Lista de amazonenses mortos em operação do RJ aumenta; confira
Wilson Lima se pronuncia sobre operação no RJ: "Dia ruim para o crime"
Lula ficou "estarrecido" com mais de 100 mortes em operação no RJ, diz Ministro da Justiça
Policiais morrem em megaoperação contra o Comando Vermelho no RJ
Defensoria aciona STF após ser barrada em acesso à perícia de mortos em operação no Rio
Secretário de Segurança exalta operação no Rio que prendeu traficantes do Amazonas
Mulher diz que sobrinho teve cabeça arrancada e pendurada em árvore em operação no Rio
Operação policial no Rio ultrapassa Carandiru e se torna a mais letal do país
Governador do Rio diz que operação com 128 mortos foi "sucesso"
Imprensa internacional descreve megaoperação no Rio como 'cena de guerra'
Vídeos mostram operação contra o Comando Vermelho no RJ
Líder do Comando Vermelho no Ceará é preso em Exu no Pernambuco
De mansão na Rocinha, chefe do CV ordenou expulsões de moradores no Ceará
Moraes coloca o dedo na ferida e manda preservar provas da operação no Rio de Janeiro
Traficantes migram para o Rio atraídos por luxo, poder e ostentação, diz delegado
Governo do RJ divulga nova lista com nomes de mortos do CV em megaoperação
Brasil tenta extraditar "Mestre das Armas" argentino que abastece CV e PCC
Amazonas envia agentes da Inteligência ao Rio para investigar envolvimento de membros do CV
Quem era 'TH', chefe do CV no Amazonas morto com 38 tiros e namorado de 'Porcelana'
Apenas 17 mortos durante operação no Rio não tinham históricos criminais, aponta polícia
ASSUNTOS: Brasil