Compartilhe este texto

Varíola dos macacos tem risco iminente de chegar ao Brasil, diz cientista

Por Portal do Holanda

21/05/2022 7h23 — em
Brasil


Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY

Os cientistas brasileiras acreditam que a varíola dos macacos tem risco iminente de chegar ao chegar ao Brasil já que tem se espalhado pelo mundo nos últimos dias. Por conta disso, a Câmara Técnica Temporária é coordenada pela RedeVírus do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e sete cientistas vão montar um plano de estruturação na rede de saúde para caso a doença chegue ao país.

"Temos condições de detectar esse vírus. Por enquanto, não temos motivo para pânico. A gente está vendo o perfil de disseminação desse vírus por países da Europa, já chegou aos Estados Unidos, ao Canadá, em Israel. Então existe um risco iminente da entrada dele no Brasil", disse a virologista Giliane Trindade, que faz parte do grupo, em entrevista ao colunista Carlos Madeiro do Uol.

Até esta sexta, Portugal, Reino Unido, Espanha, Israel, EUA, Austrália e Alemanha, onde o primeiro infectado é um brasileiro, já tem casos confirmados.

 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil